Educação Financeira

O que é educação financeira e por que é importante para sua empresa

Compartilhar:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Você verá no artigo

A educação financeira é essencial para o desenvolvimento de uma empresa e pode evitar prejuízos causados pela falta de controle e planejamento. Boas práticas podem impactar bastante o crescimento de uma organização e mantê-la preparada para cenários diversos. 

Neste artigo, explicaremos o que significa essa orientação financeira, quais as vantagens trazidas para os negócios e como funciona a implantação dessa medida. Também daremos 7 dicas de educação financeira descomplicadas que podem ser aplicadas à sua empresa. Boa leitura!

O que é educação financeira?

A educação financeira é a soma de atividades que envolvem aumento de ganhos e corte de gastos para formar um patrimônio saudável e em ascensão. Para conseguir esse objetivo, além de fazer o planejamento, é preciso incluir hábitos para evitar compras desnecessárias e manter o controle das finanças. 

Para aplicar a educação financeira aos negócios é preciso ter uma projeção de quais são as receitas e despesas da empresa por um determinado período de tempo. Também é importante ter em vista a determinação de metas financeiras e analisar em qual cenário econômico a sua empresa está inserida. 

Com isso, é possível ter conhecimento de todas as movimentações financeiras que a empresa pretende ter, a fim de construir uma boa estratégia de negócio. Esse planejamento ainda pode estar aliado à avaliação do mercado e à análise da experiência do cliente no uso do produto vendido ou do serviço oferecido.

Por que a educação financeira é importante para os negócios?

A seguir, enumeramos três benefícios garantidos ao desenvolver a educação financeira na sua empresa. Confira!

Ter mais controle da entrada e saída de recursos

O desenvolvimento de hábitos financeiros saudáveis pode aperfeiçoar a compreensão dos resultados de uma companhia. Ao delimitar bem a repercussão que a sua empresa teve em um determinado período, você conseguirá obter ainda mais controle da entrada e da saída de recursos. 

Definir metas mensuráveis

Entender quais são as condições financeiras da sua empresa pode ajudar você a conquistar uma melhor percepção sobre o quanto pretende faturar, investir e lucrar. Desse modo, conseguirá definir metas mais realistas e adequadas à sua estratégia. 

Promover um crescimento saudável

Os gestores podem delimitar ações a fim de preparar as empresas para imprevistos e promover um crescimento sustentável. Ao administrar as receitas de forma mais eficaz e saber quais despesas estão previstas, é possível deixar os pagamentos em dia. Também será viável compreender quais são os gastos que podem ser diminuídos.

Como aperfeiçoar a educação financeira nas empresas 

É importante planejar um conjunto de atividades para implementar a educação financeira nas empresas, com palestras e workshops para gestores e funcionários. À medida que os empregados se sentem apoiados pela organização e pelos seus líderes, aumenta a produtividade. 

O investimento em ações de educação financeira ajuda os funcionários a ter mais clareza sobre a realidade financeira da empresa. Além disso, também auxilia a compreender de que maneira o seu trabalho pode colaborar para que a organização obtenha redução de desperdícios e ganhe novos clientes. 

Confira 7 dicas de como começar a organizar as finanças 

Agora que você entendeu a importância da organização financeira e de que maneira é possível colocá-la em prática, veja adiante 7 recomendações para desenvolver a educação financeira passo a passo: 

  1. Registre todas as operações financeiras

Inicialmente, é necessário fazer o registro e monitorar todas as operações financeiras do seu negócio. Estime quais são as receitas, os investimentos e os custos da sua empresa. Para isso, você pode usar o histórico que a sua companhia obteve recentemente.

  1. Defina um orçamento anual

O ideal é que seja definido um orçamento anual para a sua empresa. Assim, você terá mais controle sobre novos serviços que deseja contratar, funcionários que deve empregar e investimentos que pretende fazer. Fazer a previsão desses gastos é essencial para que o seu negócio não sofra com instabilidade no futuro.

  1. Faça uma estimativa de cenários diversos

Além de ter conhecimento da situação atual da sua empresa, com base no histórico apresentado, também é importante estruturar cenários diferentes do que você tem hoje. Se você estivesse considerando um contexto mais otimista, por exemplo, poderia não estar preparado para os efeitos negativos de uma crise. 

Ao fazer a estimativa de um cenário diferente, no entanto, você consegue se antecipar para a necessidade de aumento de caixa. 

  1. Conheça bem os prazos

Saber qual o prazo de vencimento de impostos, de recebimento de clientes e de pagamento a fornecedores é essencial para o andamento das finanças. Com isso, você não corre o risco de pagar juros por pagamentos atrasados

  1. Faça uma boa gestão de fornecedores

Gerenciar adequadamente os fornecedores é importante para o desenvolvimento de toda a empresa. Além de evitar prejuízos para o setor financeiro, a educação financeira pode garantir a qualidade do serviço ou do produto que você compra. Nesse ponto, é interessante analisar as instituições parceiras e buscar manter um bom relacionamento. 

  1. Defina estratégias

Outro ponto interessante é elaborar estratégias conforme as necessidades e metas do seu negócio. A definição de objetivos permitirá delimitar ações mais específicas para alcançá-los, sem perder de vista as prioridades.

  1. Use ferramentas de gestão financeira

É importante ainda contar com ferramentas que podem auxiliar a sua empresa a gerenciar bem os resultados financeiros. Além das tradicionais planilhas, as companhias também podem usar softwares de gestão financeira, que facilitam bastante o trabalho. Com a ajuda dessa tecnologia, é possível ter mais organização do fluxo de caixa

Agora que você já sabe como é importante que líderes e gestores invistam em educação financeira, entre em contato conosco e conheça as nossas oportunidades financeiras.

Conheça a MP Invest

A MP Invest é uma empresa que atua fazendo a antecipação de recebíveis, com trabalho focado em auxiliar pequenas e médias empresas. O capital de giro da MP Invest é obtido pela compra de recebíveis, duplicatas, cheques e contratos. Assim, consegue atuar sem a necessidade de juros abusivos.

Trabalhamos de forma transparente e com excelentes custos, tornando-nos parceiros e auxiliando as empresas no seu dia a dia e crescimento.

Uma das grandes vantagens de recorrer à empresas de antecipação de recebíveis, assim como a MP Invest, é a facilidade e rapidez no recebimento de dinheiro, sem a necessidade de parcelas altas ou taxas extras, como as cobradas em empréstimos bancários.

O objetivo da MP Invest é atender às necessidades de cada cliente, entendendo as suas demandas e lidando com linguagem simples e de fácil entendimento.

Além disso, a MP Invest possui uma plataforma de análise de crédito moderna e online que permite realizar operações sem burocracia, com acompanhamento em tempo real e em menos de 45 minutos, com transações em formato 100% digital, para você saber exatamente quanto irá custar sua operação antes de realizá-la.

Se você ainda tem dúvidas, acesse o nosso site ou entre em contato conosco para mais informações.

Fale com um especialista

Gostou de nosso conteúdo? Leia também:

Até a próxima!

Buscar um artigo
Assine nossa newsletter​

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Buscar