Empresa de factoring

As vantagens de contratar empresas de factoring e obter crédito rápido para empresas

Compartilhar:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Você verá no artigo

Você conhece as atividades das empresas de factoring? Essa prática consiste em uma forma de fomento mercantil em que pequenas e médias empresas adquirem créditos antecipados por meio da venda de seus créditos futuros.

Uma empresa de factoring não pode ser confundida com um banco e nem seus serviços como empréstimo. Diferentemente dessa forma de conseguir capital com juros, o factoring atua concedendo créditos a empresas após a análise da contratante.

A atividade, reconhecida no Brasil e em vários outros países, concede o crédito a uma empresa para, em seguida, cobrar do cliente final o valor que seria pago à contratante dos serviços. 

Existem algumas modalidades de factoring e vamos entender mais sobre elas, entre outras informações, ao longo deste artigo. Quer conhecer mais? Continue a leitura.

Como atuam as empresas de factoring?

As empresas de factoring têm sido uma ótima forma para que pequenos e médios empresários não percam vendas por falta de capital. O que acontece é que, muitas vezes, ao receber pedidos, as organizações ficam sem capital para investir na compra de matéria-prima.

Isso acontece por vários motivos: a empresa fica sem o dinheiro em caixa, ou com pagamentos atrasados ou ainda por suas vendas estarem à prazo. É bem comum que isso aconteça, principalmente em períodos de crise financeira.

Com os pedidos, surge a necessidade de compra de material, pagamento de mão de obra, entre outros custos de uma produção. Porém, os contratantes costumam pedir prazos para pagamentos de 30, 60 ou 90 dias, o que pode gerar um desencaixe de recursos ou falta de fluxo de caixa.

Nesse momento, a empresa de fomento surge como a alternativa para o problema, após análise das vendas já efetuadas a outros clientes, mas que estão a prazo, ela comprará esses títulos e antecipará o valor à vista decrescido dos juros dessa operação das vendas já efetuadas aos seus clientes que tem vencimentos futuros.

Factoring x Banco

É comum que as atividades de factoring e bancos sejam confundidas, entretanto elas são totalmente diferentes. Por exemplo, um banco faz captação de recursos de outras formas, e é essa arrecadação que é repassada como forma de empréstimo.

Uma empresa de factoring não realiza atividades como captação de recursos por terceiros. 

O factoring é considerado uma atividade comercial, uma vez que uma empresa do ramo fornece recursos próprios e realiza a compra dos direitos dos valores que serão pagos.

Como funciona a operação de factoring?

A realização de uma operação de factoring envolve três partes:

  1. O cliente, ou empresa fomentada, que precisa do capital com urgência.
  2. A empresa que concederá o capital, as empresas de factoring, também chamadas de fomentadoras.
  3. O devedor, a empresa que contratou o serviço prestado pela empresa, chamado também de sacado.

Vamos ver o papel de cada uma dessas partes numa operação de factoring.

Fomentada ou cliente

A fomentada são os clientes, que buscam as empresas fomentadoras. Ao iniciar as negociações, essa parte assina um contrato ou documento, formalizando a adesão e estabelecendo os critérios do acordo.

Fomentadora ou empresa de factoring

As empresas de factoring buscam o cliente ou o mesmo vem até elas, adquirem mais informações sobre a empresa para as análises e combinam sobre as formas de operação.

Sacado ou devedor

O sacado, que são os clientes das empresas fomentadas, acorda as formas de pagamentos e, nos prazos, repassa os pagamentos para a fomentadora.

Quais modalidades de factoring existem?

Existem, ao todo, cinco modalidades diferentes prestadas pelas empresas de factoring, cada uma de acordo com cada tipo de cliente. Vamos ver quais são elas.

Factoring Convencional

Essa categoria é a mais utilizada no Brasil. Nela, o acordo é oficializado com contrato de fomento mercantil pelas partes, concedendo o crédito à fomentada para antecipação de seus recebíveis.

Factoring Maturity

Nessa modalidade, a empresa de factoring se responsabiliza apenas pela administração dos recolhimentos do contratante para o cliente.

Factoring Trustee

Aqui, são unidas as modalidades Convencional e Maturity. Ou seja, a fomentadora fornece recursos e atua como administradora, cuidando de toda a parte financeira.

Factoring Exportação

Essa modalidade é usada quando existe importação ou exportação de bens ou serviços. Nesse caso, empresas de factoring de ambos os países cuidam das transações.

Factoring Matéria-Prima

Aqui, as empresas de factoring atuam intermediando diretamente a compra de matérias-primas para seus clientes.

Os benefícios de contratar empresas de factoring

Optar por empresas de factoring pode ser benéfico em muitos aspectos. Confira abaixo as principais vantagens. 

Recebimento à vista

Você receberá dinheiro à vista das suas vendas parceladas em cartão de crédito, cheques, duplicatas e contratos.

Fluxo de caixa

Adquira maior capacidade de negociação com fornecedores, fazer investimentos, comprar matéria-prima, pagar suas contas e quitar dívidas.

Menos burocracia

Crédito sem as formalidades do sistema financeiro com agilidade e liberação no mesmo dia.

Como a MP Invest pode ajudar a sua empresa

A MP Invest é uma empresa que atua fazendo a antecipação de recebíveis, com trabalho focado em auxiliar pequenas e médias empresas. O capital de giro da MP Invest é obtido pela compra de recebíveis, duplicatas, cheques e contratos. Assim, consegue atuar sem a necessidade de juros abusivos.

Trabalhamos de forma transparente e com excelentes custos, tornando-nos parceiros e auxiliando as empresas no seu dia a dia e crescimento.

Uma das grandes vantagens de recorrer à empresas de antecipação de recebíveis, assim como a MP Invest, é a facilidade e rapidez no recebimento de dinheiro, sem a necessidade de parcelas altas ou taxas extras, como as cobradas em empréstimos bancários.

O objetivo da MP Invest é atender às necessidades de cada cliente, entendendo as suas demandas e lidando com linguagem simples e de fácil entendimento.

Além disso, a MP Invest possui uma plataforma de análise de crédito moderna e online que permite realizar operações sem burocracia, com acompanhamento em tempo real e em menos de 45 minutos, com transações em formato 100% digital, para você saber exatamente quanto irá custar sua operação antes de realizá-la.Se você ainda tem dúvidas, acesse o nosso site ou entre em contato conosco para mais informações.

Buscar um artigo
Assine nossa newsletter​

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Buscar