Empreender no Brasil ainda é muito difícil, pois, além de lidar com todas as burocracias que envolvem a administração de uma empresa, o país passa por períodos de crise econômica. Por isso, contar com uma empresa de fomento comercial para ajudar você na gestão financeira do seu negócio é muito importante.
Neste artigo você vai aprender tudo sobre factoring e, o mais importante, como e quando a sua empresa pode utilizar e se beneficiar dessa modalidade de fomento. Acompanhe!
O QUE É O FOMENTO COMERCIAL?
Fomento comercial é uma modalidade na qual as vendas a prazo são transformadas em dinheiro à vista. Também conhecido como factoring ou fomento mercantil, é bastante utilizado mundialmente e há décadas ajuda milhões de empresas na gerência do seu fluxo de caixa e na compra de matérias-primas.
COMO O FACTORING FUNCIONA NA PRÁTICA?
Ao realizar uma venda a prazo, esse dinheiro só estará disponível no futuro, e sua empresa não poderá contar com ele imediatamente para a saúde do caixa ou para compra de insumos.
Porém, a empresa de fomento comercial pode comprar suas contas a receber com um desconto acordado entre ambas as partes e, em troca, a sua empresa recebe o pagamento à vista. Ou seja, a sua empresa receberá um dinheiro que só iria entrar no caixa posteriormente.
Confira abaixo os tipos e modalidades disponíveis para realizar o fomento mercantil.
FOMENTO MERCANTIL, FACTORING E FOMENTO COMERCIAL: EXISTEM DIFERENÇAS?
Você irá se deparar com esses três termos quando for pesquisar sobre fomento comercial ou quando precisar negociar com as empresas de factoring. Mas, no fim das contas, os três significam a mesma coisa, ou seja, é mais uma questão de nomenclatura.
Cada empresa prefere um deles, mas os serviços oferecidos são os mesmos. Por isso, não tenha receio ao se deparar com esses três nomes, pois todos eles têm um objetivo: ajudar a sua empresa a crescer ainda mais.
ENTENDA OS TIPOS E AS MODALIDADES DE FOMENTO COMERCIAL
Atualmente, o Brasil utiliza cinco tipos de modalidade de fomento comercial, com fins distintos: convencional, matéria-prima, exportação, maturity e trustee. A seguir, entenda como cada uma funciona.
Convencional
Como o próprio nome sugere, é a modalidade mais comum e utilizada. Basicamente, é a compra dos títulos de vendas a prazo de uma empresa e o adiantamento de um valor referente a essas compras.
Matéria-prima
Esse tipo de operação é um pouco complexo, pois agrega mais serviços ao factoring.
Nessa modalidade, a empresa de fomento irá funcionar como uma ponte entre o seu negócio e os seus fornecedores, pagando-os à vista pelos insumos que você comprar e, posteriormente, recebendo um valor que corresponde ao investimento mais um acréscimo, de acordo com o lucro obtido pela sua empresa.
Exportação
Imagine o fomento comercial convencional, só que com empresas que exportam bens ou serviços.
Aqui serão necessárias duas empresas de fomento, uma nacional e outra estrangeira: a nacional irá contratar uma fomentadora internacional, que assumirá os riscos da operação e antecipará para sua empresa os valores das vendas futuras em outros países.
Maturity
Essa modalidade se configura como um serviço oferecido pelas empresas de fomento comercial em que elas são as responsáveis por toda a operação de cobrança de títulos a receber do seu negócio.
É uma boa opção caso você não tenha tempo ou expertise nessa área.
Trustee
Nessa modalidade, a empresa e o factoring são praticamente parceiros, pois, além de cuidar da gestão de cobrança de seus clientes, a empresa de fomento comercial poderá oferecer a antecipação à vista dessas vendas a prazo, oferecendo assim uma consultoria administrativa e financeira.
COMO SOLICITAR FOMENTO COMERCIAL?
A primeira coisa é fazer uma análise de crédito na empresa de fomento regulamentada na Associação Nacional de Fomento Comercial (Anfac) para saber se a empresa pode ou não utilizar o serviço.
A partir da liberação da empresa, será definida a melhor modalidade de fomento comercial para o negócio, levando em conta as suas necessidades, além das características de venda e compra de matéria-prima.
A partir daí, sua empresa deve enviar os títulos que deseja antecipar o recebimento. A empresa de fomento realiza a análise da proposta e, caso aceite, realiza o pagamento.
VANTAGENS DO FOMENTO COMERCIAL PARA A SUA EMPRESA
Confira abaixo as principais vantagens de escolher empresas de factoring para ajudar o seu negócio a crescer:
- liberação de recursos para capital de giro;
- maior capacidade de negociação com fornecedores, fazer investimentos, paga suas contas e quitar as dívidas;
- diminuição da burocracia da gestão dos títulos a receber;
- crédito sem as formalidades do sistema financeiro com agilidade e liberação no mesmo dia;
- aumento a capitalização da sua empresa;
- diminui o pagamento de juros para bancos ou contração de dívidas com empresas de crédito.
O FOMENTO COMERCIAL VALE A PENA?
O fomento comercial é uma ótima opção se você está enfrentando dificuldades para honrar as obrigações financeiras, se o caixa está com falta de recursos, se você quer diminuir as burocracias bancárias e ter mais agilidade para o seu negócio ou está pagando taxas de serviços bancários e juros altos.
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Agora que você já aprendeu tudo sobre fomento comercial e conhece os serviços da MP Invest, uma das melhores empresas de factoring em São Paulo, chegou a hora de olhar para a sua empresa e analisar o que é preciso fazer para que ela prospere.
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