Empresa de fomento

Fomento comercial: aprenda como utilizar na sua empresa

Compartilhar:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Você verá no artigo

Empreender no Brasil ainda é muito difícil, pois, além de lidar com todas as burocracias que envolvem a administração de uma empresa, o país vive uma crise constante. 

Por isso, contar com uma empresa de fomento comercial para ajudar você na gestão financeira do seu negócio é muito importante. 

Neste artigo você vai aprender tudo sobre factoring e, o mais importante, como e quando a sua empresa pode utilizar e se beneficiar dessa modalidade de fomento. Acompanhe!

O que é o fomento comercial?

Fomento comercial é uma modalidade na qual as vendas a prazo são transformadas em dinheiro à vista. Também conhecido como factoring ou fomento mercantil, é bastante utilizado mundialmente e há décadas ajuda milhões de empresas na gerência do seu fluxo de caixa e na compra de matérias-primas.

Mas como o factoring funciona na prática?

Ao realizar uma venda a prazo, você confia que aquela pessoa ou empresa irá pagar de volta e respeitará as parcelas e juros referentes à compra. Entretanto, esse dinheiro só estará disponível no futuro, e sua empresa não pode contar com ele imediatamente para a saúde do caixa ou para compra de insumos.

Porém, a empresa de fomento comercial pode comprar suas contas a receber com um desconto acordado entre ambas as partes e, em troca, a sua empresa recebe o pagamento à vista. Ou seja, a sua empresa receberá um dinheiro que só iria entrar no caixa mais para frente. 

Confira abaixo os tipos e modalidades disponíveis para realizar o fomento mercantil

Fomento mercantil, factoring e fomento comercial: existem diferenças?

Você irá se deparar com esses três termos quando for pesquisar sobre fomento comercial ou quando precisar negociar com as empresas de factoring. Mas, no fim das contas, os três significam a mesma coisa, ou seja, é mais uma questão de nomenclatura.

Cada empresa prefere um deles, mas os serviços oferecidos são os mesmos. Por isso, não tenha receio ao se deparar com esses três nomes, pois todos eles têm um objetivo: ajudar a sua empresa a crescer ainda mais. 

Entenda os tipos e modalidades de fomento comercial

Convencional

Como o próprio nome sugere, é a modalidade mais comum e utilizada. Basicamente, é a compra dos títulos de vendas a prazo de uma empresa e o adiantamento de um valor referente a essas compras. 

Matéria-prima

Esse tipo de operação é um pouco complexo, pois agrega mais serviços ao factoring

Nessa modalidade, a empresa de fomento irá funcionar como uma ponte entre o seu negócio e os seus fornecedores, pagando-os à vista pelos insumos que você comprar e, posteriormente, recebendo um valor que corresponde ao investimento mais um acréscimo, de acordo com o lucro obtido pela sua empresa.

Exportação

Imagine o fomento comercial convencional, só que com empresas que exportam bens ou serviços. 

Aqui serão necessárias duas empresas de fomento, uma nacional e outra estrangeira: a nacional irá contratar uma fomentadora internacional, que assumirá os riscos da operação e antecipará para sua empresa os valores das vendas futuras em outros países.   

Maturity

Essa modalidade se configura como um serviço oferecido pelas empresas de fomento comercial em que elas são as responsáveis por toda a operação de cobrança de títulos a receber do seu negócio.

É uma boa opção caso você não tenha tempo ou expertise nessa área. 

Trustee

Nessa modalidade, a sua empresa e a factoring são praticamente parceiras, pois, além de cuidar da gestão de cobrança de seus clientes, a empresa de fomento comercial também poderá oferecer a antecipação à vista dessas vendas a prazo, oferecendo assim uma consultoria administrativa e financeira. 

Quais as vantagens do fomento comercial para a sua empresa

Confira abaixo as principais vantagens de escolher empresas de factoring para ajudar o seu negócio a crescer:

  • liberação de recursos para capital de giro;
  • adquira maior capacidade de negociação com fornecedores, fazer investimentos, pagar suas contas e quitar dívidas;
  • diminuição na burocracia da gestão dos títulos a receber;
  • crédito sem as formalidades do sistema financeiro com agilidade e liberação no mesmo dia;
  • aumento da capitalização da sua empresa; e
  • diminuição do pagamento de juros para bancos ou contração de dívidas com empresas de crédito.

Quando e como usar o fomento comercial na sua empresa 

A primeira coisa é fazer uma análise de crédito que permita saber se a empresa pode ou não utilizar o fomento comercial. 

A partir da liberação da empresa, será definida a melhor modalidade de fomento comercial para o negócio, levando em conta as suas necessidades, além das características de venda e compra de matéria-prima.

O fomento comercial é uma ótima opção se você está enfrentando dificuldades para honrar suas obrigações financeiras, se o caixa está com falta de recursos, se você quer diminuir bastante as burocracias bancárias, trazendo mais agilidade para o seu negócio, ou se está pagando taxas de serviços bancários e juros altos.

A MP Invest pode ajudar você e a sua empresa 

A MP Invest possui uma plataforma de análise de crédito moderna e online que permite realizar operações sem burocracia, com acompanhamento em tempo real e em menos de 45 minutos, com transações em formato 100% digital, para você saber exatamente quanto irá custar sua operação antes de realizá-la. 

O principal serviço da MP é oferecer capital de giro a empresas por meio da antecipação de recebíveis, duplicatas e cheques. Ou seja, com os serviços de factoring da MP Invest, suas vendas a prazo são transformadas em dinheiro à vista, de maneira rápida, fácil e sem burocracia. 

Além disso, ao escolher a MP Invest sua empresa contará com:

  • taxas atrativas, sem incidência de IOF;
  • agilidade no pagamento;
  • plataforma digital para envio e assinatura de operações;
  • atendimento personalizado; e
  • flexibilização nas negociações.

Agora que você já aprendeu tudo sobre fomento comercial e conhece os serviços da MP Invest, chegou a hora de olhar para a sua empresa e analisar o que é preciso fazer para que ela prospere.Caso você ainda tenha dúvidas, acesse o nosso site ou entre em contato conosco e garanta a saúde financeira do seu negócio.

Buscar um artigo
Assine nossa newsletter​

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Buscar