Como a gestão financeira tem ajudado empresas a crescer

O que é gestão financeira e como o setor ajuda empresas a crescer

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Toda empresa tem movimentações financeiras e, por isso, é de extrema importância que todas elas prezem para que esse setor tenha uma atenção especial. Por isso, a gestão financeira tem sido parceira na hora de administrar essa área.

A gestão financeira reúne ações de análises administrativas que visam planejar e controlar as atividades que envolvem os recursos financeiros de uma empresa. Esses procedimentos têm o objetivo de fazer com que os recursos sejam usados de forma eficiente.

Por isso, a gestão financeira empresarial é essencial em qualquer negócio, de qualquer ramo, independentemente do porte da empresa. É ela quem permite que a organização cresça forte, mantendo todas as atividades financeiras em dia, além de possibilitar novos investimentos.

Neste artigo, vamos ver tudo sobre gestão financeira e qual a sua importância para as empresas. Também vamos entender as suas funções e trazer dicas essenciais para empreendedores que desejam manter uma boa gestão de finanças em seus negócios.

O que é gestão financeira?

Podemos resumir o conceito gestão financeira como práticas para controlar o uso de todo o dinheiro que circula na empresa. Em outras palavras, é um setor que analisa dados, controla gastos e faz planejamentos para que toda movimentação financeira traga benefícios.

Para se ter ideia da importância da gestão financeira, já existem cursos superiores nessa área, formando profissionais para lidar com situações cotidianas do setor. A gestão de finanças não é uma atividade mecânica; por isso, o profissional deve estar preparado para várias situações.

É a gestão financeira que permite que as empresas controlem os seus lucros construam planejamentos e metas, como:

  • Contratação de mão de obra
  • Compra de máquinas
  • Aquisição de novos espaços
  • Investimento em insumos, entre outros

Qual é a importância da gestão financeira para uma empresa?

Um dos setores mais essenciais em uma empresa é o de gestão financeira, e isso independe do ramo de atuação ou mesmo do porte da organização. É esse setor que vai controlar o uso, seja de entrada ou saída, dos recursos financeiros da empresa.

Esse controle permite que a organização cresça, seja investindo em pessoas e máquinas ou em espaço. Em outras palavras, esse setor permite que a empresa planeje metas e tenha meios para alcançá-las.

Além disso, o controle das finanças de uma empresa reduz gastos desnecessários e ajuda a evitar perda de dinheiro em investimentos que não trazem retorno.

A gestão financeira é sempre necessária, principalmente em períodos de crises econômicas e políticas que podem causar efeitos diretos e indiretos nos caixas. Ela ajuda no controle do capital de giro e a prevenir imprevistos financeiros.

Funções da gestão financeira

Podemos dividir a gestão financeira em algumas funções ou atividades que, juntas, fazem com que as ações apresentem resultados. São elas:

  • Controladoria
  • Planejamento financeiro
  • Administração de ativos
  • Administração de passivos

Controladoria

Aqui estão reunidos os profissionais que cuidam e controlam a parte orçamentária da empresa. São eles que analisam e acompanham todas as atividades que envolvem os recursos da organização, analisando riscos e prevendo possíveis problemas.

Planejamento financeiro

O planejamento é a área da gestão financeira que prevê as ações e aponta as direções que a organização deve seguir para alcançar os resultados desejados. É daqui que saem as metas e os prazos para que as ações aconteçam, sempre pensando na segurança financeira.

Administração de ativos

Essa função reúne ações que buscam retornos financeiros com base em todos os bens de uma empresa. Ela usa dados sobre oportunidades e fraquezas, de forma a gerar retorno financeiro para a empresa.

Administração de passivos

Essa área analisa os financiamentos de uma empresa. Aqui o objetivo é garantir que haja menos riscos financeiros, redução de gastos desnecessários e lucros com mais liquidez.

[CONFIRA TAMBÉM] Primo Rico – 10 Dicas infalíveis para a gestão financeira dos pequenos negócios

Dicas para ter uma gestão financeira eficaz

A gestão financeira pode ser muito diferente em cada empresa, dependendo do ramo ou do tamanho dela, mas é essencial para todos os tipos de negócios. Veja algumas dicas que podem ajudar a ter uma boa gestão em finanças em qualquer setor. 

Ter um bom planejamento financeiro

O planejamento é essencial para qualquer área de qualquer negócio. Por isso, comece sempre tendo um bom planejamento. Trace um plano para dividir os investimentos, de forma que cada área receba a atenção necessária, tanto financeira quanto pessoal.

Uma empresa pode ter várias áreas; por isso, traçar um bom plano vai ajudar nessa etapa. Além disso, um planejamento financeiro pode ajudar a definir metas reais e as estratégias para alcançá-las.

Investir em tecnologia

As tecnologias facilitam a vida, tanto no âmbito pessoal como profissional. Por isso, investir em plataformas de gestão financeira pode ser um grande diferencial. Esses softwares tornam a localização de informações mais rápida, permitindo um processo com mais agilidade.

Automatizar os processos

A automatização das demandas tem sido uma grande saída para empresas que desejam atividades mais rápidas e eficazes. Além de agilizar os processos, ao realizar a automatização dos processos a empresa consegue reduzir gastos, permitindo que sobre capital para outros tipos de investimento.

Ter bons profissionais

Ter profissionais qualificados em suas áreas é essencial para uma boa gestão financeira. Contrate profissionais experientes ou invista na capacitação dos seus colaboradores. Caso necessite, invista em uma empresa que faça esse tipo de gestão.

Previsibilidade de receita

Essa dica vale para empreendimentos que oferecem serviços usados com recorrência, como empresas de alimentos e plataformas de streaming. A gestão financeira desses negócios consegue ter como base a receita recorrente mensal (MMR), permitindo um planejamento mais eficaz.

Quais são os erros de gestão financeira mais comuns?

Existem alguns erros que são cometidos e podem comprometer uma boa gestão financeira. Vamos ver os mais comuns para nunca mais voltar a errar.

Deixar tudo em uma plataforma

Usar apenas uma plataforma, como planilhas, pode ser muito perigoso, porque esses arquivos podem acabar ficando desorganizados. Investir em plataformas que tenham finalidades específicas é o mais correto para uma boa gestão financeira.

Ter uma única conta

Ter apenas uma conta para toda a gestão financeira da empresa pode ser perigoso, até mesmo para pequenos negócios. Nessa conta, os investimentos e lucros pessoais e dos investidores vão acabar se confundindo. Por isso, tenha estratégias ou mesmo contas diferentes para cada finalidade.

Prioridades erradas

Conhecer o negócio é essencial. Investir os recursos no lugar errado ou na hora errada pode ser prejudicial para as finanças da empresa. Se você estiver começando agora, busque investir primeiro na conquista de clientes.

Má gestão de estoque

Esse é um dos erros mais cometidos por quem trabalha com venda de produtos físicos. Uma má gestão do estoque, seja por falta de espaço, profissionais ou ferramentas, pode ser prejudicial para o negócio. Por isso, invista sempre no estoque e em processos de entrega de produtos.

Dicas de livros sobre gestão financeira

Separamos os principais livros sobre o tema para você aprender mais:

  • A arte da guerra – Sun Tzu
  • Muito além da hierarquia — Pedro Mandelli
  • O gestor eficaz – Peter Drucker
  • Saia da crise – William Edwards Deming
  • Pai rico, pai pobre — Robert T Kiyosaki
  • Princípios da administração financeira — Lawrence J. Gitman
  • O líder autêntico – Bill George e Peter Sims

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