Dicas eficientes para fazer uma gestão de fluxo de caixa

Descubra como fazer uma gestão de fluxo de caixa eficaz

Compartilhar:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Você verá no artigo

Toda empresa tem um funcionário responsável por organizar o fluxo de caixa,  ficando encarregado de administrar todas as operações e garantir que o setor financeiro sempre tenha uma reserva disponível.

Ter uma boa gestão de fluxo de caixa é essencial para manter o seu negócio saudável e evitar possíveis perdas.

Neste artigo, abordaremos sobre o que é a gestão de fluxo de caixa, os principais tipos e como elaborar. Acompanhe!

O que é a gestão de fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é a entrada e saída periódica de dinheiro do seu negócio em um determinado tempo.

É possível fazer um paralelo com as compras parceladas no cartão de crédito. Se você parcela muitas compras e tem dinheiro para pagar no fim do mês, não há problema. Mas, se você acaba perdendo o controle e parcela mais do que pode pagar, você tem a possibilidade de ficar com o saldo negativo, o que pode gerar sérias consequências nas suas finanças.

Feita a comparação, podemos dizer que a gestão de fluxo de caixa é um controle das movimentações financeiras do seu negócio. É uma parte essencial da administração, já que são detalhadas as entradas e saídas de dinheiro, de todos os meios, com o máximo de exatidão possível.

Como ter uma boa gestão de fluxo de caixa em sua empresa?

Para garantir um controle financeiro ideal, é preciso ter uma boa gestão de fluxo de caixa na empresa.

Quando empresas que já adotaram o fluxo de caixa começam a utilizá-lo de maneira incorreta ocorrem diversas consequências para os negócios, pois o mal uso da ferramenta não garante a sua eficácia e ela passa a exercer funções para quais ela não foi projetada, como pagamentos e recebimentos de curto prazo.

Dessa forma, a gestão acaba perdendo sua função vital e, consequentemente, a vitalidade do ciclo financeiro da empresa.

Para que a gestão de fluxo de caixa se desenvolva de forma ideal, o fluxo precisa sempre estar em dia com o orçamento e com o plano de negócios. Fazer isso permite um controle maior sobre investimentos futuros e uma visão de médio e longo prazos do desenvolvimento da empresa.

Confira quatro dicas básicas para ajudar você a fazer uma gestão de fluxo de caixa eficiente.  

  1. Monitore rigorosamente o capital disponível
  2. Não deixe de fora nenhuma conta pendente
  3. Controle diariamente as entradas e as saídas de dinheiro
  4. Mantenha o fluxo sempre atualizado

Como fazer uma gestão de fluxo de caixa eficaz?

Primeiro, é preciso registrar todas as entradas e saídas de forma ordenada. Fazendo isso, você consegue ter mais controle sobre o fluxo e minimizar a possibilidade de trocar uma entrada por uma saída.

Quando isso for feito, aproveite também para registrar a origem das receitas e o destino das despesas. Procure separar o dinheiro da entrada e da saída em categorias.

Em entradas, registre se o pagamento foi feito em dinheiro, cartão de crédito, cheque, duplicatas ou quaisquer outras formas. Já em saídas, separe os fluxos de pagamento em salários, comissões, fornecedores, aluguéis, despesas gerais (gasolina, luz etc.).

Ao fazer isso, você vai perceber que é muito fácil obter controle do seu capital e evitar qualquer surpresa no fim do mês. Esse gerenciamento torna mais fácil a organização e a consulta das contas, quando for necessário.

Dito isso, recomendamos que o fluxo de caixa seja submetido a um planejamento de prazo um pouco mais longo, de um a três meses.

Veja como analisar um fluxo de caixa

Parece difícil, mas com um pouco de prática na função você conseguirá controlar perfeitamente o setor financeiro da sua empresa. Para facilitar, primeiro adote um método para identificar as receitas e as despesas nos registros de caixa.

Você pode, por exemplo, adotar a cor vermelha para as despesas e a verde para as entradas, ou utilizar os sinais de positivo e negativo.

A análise inteira do fluxo de caixa é uma tarefa que requer um pouco mais de trabalho e dedicação.

Fluxo de caixa x controle de caixa 

Mesmo apresentando semelhanças, o fluxo de caixa e o controle de caixa têm objetivos distintos.

No primeiro, são registradas as movimentações financeiras da empresa, apresentando o saldo atual. Já o segundo, mesmo que ainda efetue esse registro, consegue prever uma parte das entradas e saídas de dinheiro que acontecerão em um período futuro.

Os tipos de fluxo de caixa

Hoje em dia existem diversos modelos de fluxo de caixa, os principais deles são:

  • Fluxo de caixa simples: recomendado para empresas menores. Oferece informações básicas.
  • Fluxo de caixa descontado: conhecido como FDC, ele calcula o valor da empresa. Geralmente, é usado em casos de venda do negócio e de captação de investidores.
  • Fluxo de caixa operacional: contabiliza transações financeiras das operações responsáveis por manter a sobrevivência da empresa.
  • Fluxo de caixa indireto: aponta resultados líquidos que são informados no DRE.
  • Fluxo de caixa livre: calcula a capacidade da empresa de gerar lucro em um prazo determinado.
  • Fluxo de caixa projetado: os valores inseridos no passado não são considerados. O objetivo é prever saídas e entradas para um período futuro.
  • Fluxo de caixa incremental: contabiliza as entradas e saídas na empresa de acordo com o lançamento de um projeto.
  • Fluxo de caixa diário: é atualizado e consultado diariamente, sempre apresentando as últimas novidades do financeiro da empresa.

Como a MP Invest pode te ajudar

A MP Invest oferece capital de giro a empresas por meio da compra de recebíveis, duplicatas e cheques, além da realização de empréstimos pelo MP CRED, um produto da MP Invest. Com isso, as suas vendas a prazo são transformadas em dinheiro à vista, de forma prática, rápida e sem burocracia.

Para mais informações, entre em contato conosco.

Se você gostou deste artigo, confira outros títulos em nosso blog

Buscar um artigo
Assine nossa newsletter​

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Buscar