Terceirização dos serviços de cobrança

Terceirização dos serviços de cobrança: como funciona e por que adotar

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A terceirização de serviços de cobrança serve para driblar a inadimplência e obter maior controle da saúde financeira do seu negócio. 

Entretanto, para a realização desse tipo de procedimento, é importante escolher uma empresa adequada, já que uma má escolha pode resultar na diminuição da produtividade e no aumento dos custos.

Neste artigo, mostraremos detalhadamente como funciona a terceirização dos serviços de cobrança e as principais vantagens de contratar uma empresa para desempenhar essa função. Também indicaremos quais pontos devem ser analisados antes de tomar essa decisão. Acompanhe! 

Como funciona a cobrança terceirizada

Cobrança é uma atividade delicada e, por isso, deve ser feita com cuidado para não enfraquecer o elo com o cliente, pois, além de colocar a relação em risco, pode levá-lo a suspender os serviços ou não comprar novamente os seus produtos.

Portanto, a cobrança deve ser entendida como um tipo de negociação que pode ser tão importante quanto a venda. As necessidades da empresa e do cliente que é cobrado devem ser levadas em consideração no momento da cobrança. Desse modo, é possível chegar a um acordo plausível entre as partes.

A terceirização dos serviços de cobrança é dividida em algumas partes, confira:

  • a empresa que contrata a terceirizada encaminha os dados que atestam a falta de pagamento do cliente
  • a companhia terceirizada é acionada para iniciar o processo de cobrança
  • a contratante encaminha ao serviço terceirizado as premissas de negociação
  • o cliente recebe as condições de negociação para quitar o saldo em aberto por e-mail, telefone ou mensagem
  • a negociação é concluída conforme os termos acordados pela empresa contratante e o cliente

5 vantagens da terceirização dos serviços de cobrança

Escolher uma empresa para a terceirização dos serviços de cobrança e isentar-se dessa função pode facilitar bastante a rotina do seu negócio

Adiante, explicaremos 5 benefícios que esse serviço pode oferecer para a sua organização.

Diminuir custos

Contratar um serviço terceirizado vai gerar um custo, mas isso não significa que vai ser mais caro do que ter essa função dentro da sua empresa. Na prática, terceirizar um serviço acaba fazendo com que a sua companhia corte gastos, já que não precisará montar um setor específico para isso. 

A sua organização pode economizar ainda com o desenvolvimento de uma estrutura nessa área. Com isso, podem ser cortados custos com equipamentos, ligações telefônicas e softwares.  

Aumentar a produtividade

Deixar a tarefa de cobrança para um vendedor ou outro funcionário da sua empresa pode atrapalhar bastante as suas funções e diminuir a sua produtividade. Além disso, esses profissionais podem não estar capacitados para fazer a negociação de cobrança com excelência. 

Contar com serviço especializado

Diferentemente do que acontece quando você utiliza outros tipos de colaboradores, ao contratar um serviço especializado, você conquista os melhores resultados com as cobranças realizadas. Desse modo, a sua empresa recupera o crédito e otimiza os ganhos. 

Driblar a inadimplência

A sua empresa ainda pode usufruir da diminuição da inadimplência. Profissionais mais capacitados para fazer cobranças conhecem técnicas para negociação e podem usar os métodos mais adequados para cada tipo de cliente. 

Reter clientes

A abordagem especializada para realizar as cobranças também agrada à clientela. Se uma pessoa sem treinamento realizar uma cobrança de maneira inapropriada, o cliente pode não efetuar o pagamento e ainda deixar de comprar com a sua empresa. Por outro lado, a terceirizada deve considerar as condições técnicas e jurídicas, consequentemente agindo de maneira mais assertiva.

Terceirização dos serviços de cobrança: como saber se é o melhor para a minha empresa?

Para avaliar se terceirizar é a melhor opção para a sua companhia, é necessário entender qual estrutura deve ser montada para executar esse tipo de serviço. Ter um sistema de cobrança que realmente funcione depende de estabelecer contato com o cliente inadimplente. Para isso, a sua empresa deve manter o cadastro atualizado. 

Outro ponto importante que deve ser avaliado é o custo para efetivar as cobranças. É necessário estabelecer um sistema para priorizar o momento em que a cobrança deve ser feita e de quem cobrar. Assim, será importante entender qual cliente deve pagar, qual pode ser persuadido a pagar e qual não deve efetuar o pagamento. 

Definir esse perfil e privilegiar a abordagem para o cliente mais aberto à negociação pode evitar desperdício de tempo e dinheiro. Além disso, essa tarefa também pode ajudar a empresa a manter clientes que podem atrasar os pagamentos, mas ainda assim irão efetivá-los.

Desse modo, a sua organização deve definir se a sua equipe interna consegue dar conta de todas essas atividades de cobrança ou se é mais adequado escolher uma empresa com expertise para isso.

A seguir, trataremos dos fatores que devem ser levados na hora de selecionar as melhores empresas de cobrança.

Escolhendo a empresa para a terceirização dos serviços de cobrança: o que levar em consideração

Antes de efetivar um contrato com uma empresa de cobrança, analise se a companhia oferece a cobertura geográfica necessária para a clientela que você possui.

Veja como é a carteira de clientes que essa empresa apresenta. Outro ponto importante é a reputação que conquistou no mercado e a modalidade de atuação. 

Também deve ser avaliado se essa empresa é capaz de acompanhar a demanda da sua organização. É recomendado que você faça uma consulta para entender a forma que essa companhia trabalha e se atende aos critérios que a sua empresa busca. 

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