Giro de capital

Saiba como garantir capital de giro para sua empresa

Compartilhar:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Você verá no artigo

Você sabia que o capital de giro é de extrema importância para a boa gestão de uma empresa? Sendo tão importante quanto o investimento inicial feito pelos sócios, ele garante o funcionamento da empresa com total tranquilidade enquanto ela não está gerando lucros.

Se você pretende mergulhar no mundo dos negócios ou se já é empreendedor e precisa de uma ajuda com a gestão de sua empresa, convidamos você a fazer a leitura deste artigo. Nele, é possível descobrir tudo sobre esse tema tão relevante para o desempenho do seu negócio com a MP Invest.

O que é capital de giro?

O conceito de capital de giro diz respeito ao valor necessário para que a empresa continue em funcionamento. Parece simples, mas, de acordo o Sebrae, entre as seis principais causas de falência, três delas estão relacionadas a ações do empresário que levam à deterioração da saúde financeira do negócio.

O capital de giro garante estabilidade, sendo a diferença entre os recursos em caixa e a soma das contas e despesas que a empresa tem a pagar. Com ele é possível manter estoques, garantir o pagamento de funcionários, fornecedores, impostos e despesas operacionais sem as quais a empresa não funcionaria. 

É importante que a empresa tenha no mínimo capital de giro para pelo menos seis meses, pois quanto maior o valor do capital de giro, maior será o tempo que a empresa poderá se manter em atividade, caso não esteja obtendo lucro.

Como ele pode ser aplicado dentro de um negócio?

Aplicar o capital de giro pode ser mais simples do que você imagina. O fator mais importante é o controle, pois sem ele as suas operações ficarão desequilibradas.

Um bom planejamento também é fundamental. Pensar a curto, médio e longo prazo vai ajudar na hora de reorganizar as finanças empresariais. 

É possível comparar o giro de capital a uma reserva econômica da empresa. Com ele vai ser viável sobreviver a períodos de sazonalidades, mantendo equilíbrio mesmo com as vendas baixas e garantindo a quitação de processos necessários para a empresa se manter ativa.

Como saber se o capital de giro é realmente importante para a minha empresa?

Apesar de ser um assunto muito importante para a saúde e a boa administração empresarial, o capital de giro ainda é negligenciado por muitos empresários. 

Toda empresa necessita de giro financeiro para funcionar de maneira segura e equilibrada. 

O valor necessário de capital de giro é exatamente a quantia que a empresa precisa para custear todas as operações de seu funcionamento. 

Quando ela não conta com capital de giro, pode levar a uma má administração, muitas pendências e endividamento do empresário. Quando não se tem o controle para lidar com possíveis eventualidades, as chances de sobrevivência são reduzidas.

A falta de capital de giro e de controle é um grande risco financeiro que deve ser levado a sério para a sobrevivência da empresa. 

Como o capital de giro pode ser calculado?

Para calcular o capital de giro, é necessário subtrair o passivo circulante (PC) do ativo circulante (AC)

CGL = AC – PC

O passivo circulante representa todas as despesas fixas da empresa, já o ativo circulante é toda forma de recurso convertido em liquidez para a empresa. 

De forma mais simplificada, para ter um capital de giro saudável, o indicado é:

Fonte: Sebrae.

É aconselhável que este cálculo seja feito mensalmente, para se ter um acompanhamento e visão real da empresa. Lembrando que quanto maior a quantia, menor será o investimento em capital de giro. 

Como conseguir um capital de giro para a minha empresa?

O ideal é que a empresa tenha um fundo de capital de giro com capacidade para garantir a sua sobrevivência de pelo menos seis meses, como já mencionado, obtendo esse capital por meio da captação de recursos de investidores.

Caso não seja possível, uma alternativa é a aquisição de empréstimos, fazendo um bom planejamento e pesquisando os menores juros de mercado para se adequar à realidade da instituição.

Empresas com capital de giro suficiente têm menos chances de ficar inadimplentes – esse é um dado levado em conta pelos bancos na hora de conceder um empréstimo.

A escolha pela antecipação de recebíveis pode ser uma ótima opção para a captação de capital de giro. A MP Invest entende as necessidades do empresário e oferece de maneira segura e sem burocracia capital de giro a empresas por meio da compra de recebíveis, duplicatas e cheques, transformando suas vendas a prazo em dinheiro à vista.

Um serviço mais eficaz e vantajoso que o empréstimo, com taxas atrativas, sem incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), agilidade no pagamento, plataforma digital para envio e assinatura de operações. Além disso, atendimento personalizado, flexibilidade nas negociações, horário estendido para análise e pagamento de transações.

Sua empresa com capital de giro assegurado, vendas a prazo e dinheiro à vista!

Agora que você já sabe o que é capital de giro, como se deve calculá-lo e como fazer para conseguir, fica mais fácil agir com segurança e planejamento para garantir a gestão e a saúde financeira da sua empresa. 

Não deixe sua empresa chegar ao vermelho! Amplie suas chances de sucesso.

A MP Invest possui uma plataforma de análise de crédito moderna e on-line que permite realizar operações sem burocracia, com acompanhamento em tempo real e em menos de 45 minutos, com transações em formato 100% digital, para você saber exatamente quanto irá custar sua operação antes de realizá-la.

Solicite um contato e abra sua conta

Até a próxima!

Buscar um artigo
Assine nossa newsletter​

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Buscar