Relatório de inadimplência excel

Controle de inadimplência: dicas de como proteger e fortalecer seu negócio

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Para muitas empresas, o controle de inadimplência é uma das tarefas mais delicadas do dia a dia, principalmente porque o “controle de inadimplência” é apenas um eufemismo para cobrança, e ninguém gosta de ser cobrado. Por esse motivo, muitos empresários acabam criando certo receio de tocar essa parte tão essencial para a saúde dos negócios. 

Mas, e como fica a sua empresa, que precisa daquele dinheiro para reinvestir em produtos e manter o fluxo de caixa girando?

Neste artigo, você vai aprender a como fazer o controle de inadimplência, a importância do relatório de cobrança, quais critérios de cobrança seguir e mais. Acompanhe!

Por que é importante fazer o controle de inadimplência?

Cobrar alguém ou uma empresa é uma atitude delicada, porém, muitas vezes, é a última alternativa para sua a empresa conseguir o investimento de volta. Por isso, a primeira dica que vamos dar é: priorize o seu negócio.

Na rotina de uma empresa, é comum o empresário dar atenção ao fluxo de caixa, ao controle financeiro e ao controle de estoque e acabar negligenciando o controle de inadimplência. Mas, nos últimos anos, essa atividade ganhou uma grande importância e a maneira de abordar o tema mudou bastante.

Hoje, as cobranças podem ser feitas de maneiras mais brandas. Novas tecnologias permitem acompanhar melhor as dívidas e devedores, e empresas especializadas em cobrança podem ajudar você a gerir essa parte do negócio. Você só precisa encarar o controle de inadimplência como parte importante do sucesso da sua empresa

Aprenda a fazer um controle de inadimplência eficiente

Como nós já falamos, cobrar é uma atividade delicada, mas necessária. Porém, constranger o cliente na hora da cobrança é inadmissível. Pense assim: por trás de cada inadimplência, existe um motivo, e o primeiro passo para entender o porquê de os seus clientes não estarem pagando é saber qual foi o motivo que impossibilitou a quitação da dívida

Nem sempre você terá tempo para conversar com os clientes e entender as razões deles, por isso separamos algumas dicas que irão ajudar sua empresa nessa hora. Confira!

Prevenir ainda é o melhor remédio

Existem duas maneiras de se prevenir quando o assunto é inadimplência: conhecer o cliente e lembrá-lo de pagar a dívida. 

Conhecer o cliente

Na hora que iniciar a negociação, você não pode abrir mão de pesquisar sobre a pessoa ou empresa com quem está fechando negócio. Sendo PF (Pessoa Física) ou PJ (Pessoa Jurídica), vale a pena estudar se a pessoa ou a empresa são bons pagadores e, assim, decidir se continua ou não com a negociação. 

Lembrar os vencimentos

Outra maneira de prevenir a inadimplência é lembrar aos seus clientes de que a data de vencimento está próxima. Essa ação pode ser feita por e-mail, SMS, WhatsApp ou o meio que você preferir.

O importante é não ser invasivo: pergunte se a compra atendeu às expectativas, diga que espera ver o cliente em breve e, por último, lembre do valor em aberto. 

Elabore o histórico do seu cliente 

Quando o cliente inicia o negócio com você, cria possibilidade de obter bastante informação sobre ele, e esses dados são muito importantes para criar o perfil e o histórico sobre cada um deles: em que período do mês ele visita sua empresa, qual o método de pagamento, com quantos dias de antecedência ou de atraso ele paga as dívidas e quais são os produtos mais comprados. 

Esses são os principais dados que você pode coletar para elaborar o histórico do cliente

Premiar os bons pagadores

Uma ótima maneira de incentivar os clientes a pagar em dia é premiando aqueles que honram as dívidas no período certo.

Você pode criar um sistema de pontos, em que um produto ou desconto será entregue ao cliente que atingir uma quantidade determinada de pontos.

Pode também agradecer ao cliente por acreditar na sua empresa e por sempre fazer os pagamentos em dia. Mostre a ele que essa atitude é muito importante para o seu negócio. 

Relacionar-se bem

Manter uma boa relação com os seus clientes é imprescindível para evitar futuras dívidas, pois, assim como você, o cliente também quer gerar lucro para a empresa dele. Por esse motivo, é importante ter uma relação profissional com o seu cliente, pautada em respeito, confiança e transparência. Só assim você conseguirá gerir as crises e fortalecer seus laços empresariais. 

Acompanhe as dívidas

À medida que uma dívida vai ficando maior, fica mais difícil para o seu cliente honrar seu pagamento. Por isso, é muito importante que você acompanhe as dívidas de cada cliente, para elaborar medidas preventivas para cada um deles.

Uma dica muito importante é manter uma planilha com todas as informações de dívidas dos seus clientes e fazer relatórios com frequência, para ver o desdobramento delas.

Invista em tecnologia e estabeleça os critérios de cobrança

Vivemos em um mundo no qual a tecnologia facilita vários aspectos de nossas vidas, então por que não trazê-la para o controle de inadimplência da sua empresa? 

Existem no mercado diversas ferramentas e programas que ajudarão você a criar relatórios de cobrança, recuperação de inadimplência e entender os critérios de cobrança. Isso trará mais dinamismo para seu negócio e mecanizará os processos complexos, que precisam de mais atenção. 

Negocie um plano de liquidação 

Se acompanhar a dívida e oferecer alternativas não ajudaram o seu cliente a quitar o débito, chega o momento em que você precisa sentar com ele e definir um plano para liquidação do mesmo.

É importante se atentar às principais características de um bom plano de liquidação. Confira:

  • desconto atrativo para o devedor;
  • prazo de pagamento que se adéque: pode ser parcelas maiores em um tempo menor ou um tempo maior com parcelas menores;
  • canal direto de negociação sempre aberto; e 
  • transparência de ambas as partes. 

Como a MP Invest pode ajudar você e a sua empresa no controle de inadimplência

A MP Invest é uma plataforma de análise de crédito com experiência em avaliar operações sem burocracias e em menos de 45 minutos. 

Você pode contar com a gente durante todo o processo de controle de inadimplência da sua empresa, aproveitando das nossas ferramentas especiais.

  • Portal do Cliente: com acesso ao nosso portal web você poderá acompanhar toda sua carteira, facilitando seu dia a dia para emitir 2ª via de boletos e tirar posições de seus títulos sempre que precisar. 
  • Cobrança de clientes em atraso: com expertise em recuperar títulos em inadimplência, auxiliaremos sua empresa e seu setor de cobrança no recebimento de vencidos. Uma ferramenta que ajudará bastante, com funcionalidades pensadas para essa finalidade. 
  • WhatsApp corporativo: ideal para o compartilhamento de mensagens e documentos, sendo um excelente canal entre sua empresa e seus clientes juntamente conosco.
  • Processo de pós-venda: feito para auxiliar você no controle de qualidade e logística junto aos clientes, garantindo que ele fique satisfeito e evitando que ele atrase os pagamentos, fazendo que volte a comprar na sua empresa. 

Conheça a MP Invest

A MP Invest oferece capital de giro a empresas por meio da compra de recebíveis, duplicatas e cheques, além da realização de empréstimos pelo MP Cred, um produto da MP Invest. Com isso, as suas vendas a prazo são transformadas em dinheiro à vista, de forma prática, rápida e sem burocracia.Quer conhecer ainda mais a MP Invest? Acesse o nosso site ou entre em contato conosco para impulsionar o seu negócio!

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