fluxo caixa

Saiba por que o fluxo de caixa é importante para a saúde financeira da sua empresa

Compartilhar:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Você verá no artigo

Independentemente do tamanho da empresa, o dia a dia envolve contas, depósitos, pagamentos, vendas, recebimentos e uma série de operações financeiras. Entender como esse fluxo funciona faz com que a gestão financeira da empresa tenha maior qualidade.

Um dos principais pontos para uma empresa de sucesso é a correta utilização do fluxo de caixa. Você sabe como ele funciona?

Acompanhe nosso artigo!

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa nada mais é do que uma ferramenta de controle financeiro. Com ele, é possível ter um panorama do negócio, identificando as entradas e saídas em uma visão diária, semanal e mensal e definindo as melhores opções de gestão. Sem esta ferramenta fundamental, nenhuma empresa sobrevive por muito tempo. 

Geralmente, as empresas começam a fazer essa gestão por meio de planilhas, porém o mais recomendado é que esse controle seja feito com uma ferramenta mais completa, como um sistema de gestão online.

O objetivo dessa ferramenta é de organizar, identificar e projetar o saldo empresarial disponível – como recebimentos, pagamentos e entradas previstas –, dando uma visão mais clara do presente e do futuro da empresa. 

Afinal, manter a empresa organizada é um fator fundamental para sua saúde financeira. Observar apenas o fluxo de entrada não é uma boa alternativa para se ter controle e gestão. 

De acordo com pesquisas, a cada quatro empresas criadas, uma delas vai fechar as portas em menos de dois anos por falta de controle do fluxo de caixa. 

Por que é importante ter um fluxo de caixa organizado no negócio?

O controle do fluxo de caixa é primordial para a saúde financeira da empresa. É importante estar atento ao fluxo de caixa financeiro por diversos motivos. Acompanhe.

Maior controle do dinheiro

Com o preenchimento correto da ferramenta, é possível prever com antecipação o que esperar dos próximos dias, meses e anos da empresa, tendo maior controle do dinheiro para uma gestão mais assertiva e equilibrada. 

Contas em dia

Ter a previsão de entradas e saídas diárias de maneira simplificada torna mais claro o desafio de manter as contas em dia. 

Evita apertos financeiros

A entrada de dinheiro nem sempre significa lucro para a empresa. Ter essa ferramenta para controle, identifica os possíveis erros de gestão que estavam escondidos, evitando gastos desnecessários e saldo negativo.

Controle do ritmo de crescimento da empresa

Saber quanto se paga, quanto se recebe e quanto se pode investir, sempre com o saldo positivo, é a maneira ideal de garantir o crescimento orgânico e organizado da empresa, evitando sustos e contratempos.

Quais são os tipos de fluxo de caixa que existem?

Para manter uma empresa funcionando é necessário ter equilíbrio. Para isso, o uso da ferramenta de gestão e fluxo de caixa financeiro é indispensável. 

Portanto, entenda quais são os tipos de fluxo de caixa existentes e qual se aplica melhor à realidade da sua empresa.

Fluxo de caixa projetado

Com o fluxo projetado é possível planejar a realização de pagamentos e recebimentos, fazer ajustes para sair do vermelho e projetar investimentos pensando na expansão do negócio.

Como o próprio nome já sugere, é uma ferramenta de projeção e análise para o futuro da empresa. 

Fluxo de caixa diário

Quanto mais detalhado for o acompanhamento das receitas da empresa, mais fácil fica para identificar os gastos desnecessários ou gastos que podem ser reduzidos. Essa análise beneficia a longo prazo os resultados e dá margem a uma condição financeira mais sólida, além de abrir possibilidade para ajustar erros mais rapidamente. 

Entender que podem existir dias de fluxo de caixa negativo é importante. Não é todo dia que as vendas serão altas, e isso pode ser compensado com um pagamento mais volumoso para compensar e equilibrar o fluxo mensal. 

Fluxo de caixa descontado

Também conhecido com FCD, o fluxo de caixa descontado é utilizado para saber o valor do dinheiro investido no futuro. Com ele, é possível analisar investimentos, riscos e retornos para uma estimativa no presente. 

Fluxo de caixa simples

A maneira mais simples de organizar a saúde financeira da empresa. Com ele será possível conhecer as entradas e saídas diárias, semanais e mensais, dando oportunidade de planejar estratégias de melhoria para gestão e lucro. 

Fluxo de caixa livre

Fluxo de caixa livre ou FCL é resumidamente o montante que permanece após todas as contas empresariais terem sido pagas, representando o valor atual da empresa. 

Fluxo de caixa vs. controle de caixa: principais diferenças

Embora possa confundir muita gente, o fluxo de caixa e o controle de caixa são coisas diferentes.

Simplificadamente, o fluxo de caixa é uma ferramenta completa de gestão, já o controle de caixa serve para registrar o que já ocorreu.

Quando falamos sobre o fluxo de caixa, é possível fazer uma análise financeira completa da empresa, levando em consideração gastos, entradas e projeções. Essa é uma ferramenta, extremamente importante para o planejamento estratégico de uma organização. 

Com o controle de caixa é possível analisar as movimentações feitas em um curto período de tempo, como da semana ou do mês, verificando os ganhos ou gastos daquele período específico. 

Muitas empresas acabam optando apenas pelo controle de caixa e não se dão conta da importância do fluxo de caixa e suas projeções. O ideal é unir as duas opções para manter o equilíbrio e a saúde financeira do negócio. 

Primeiros passos: como fazer um fluxo de caixa eficaz?

Se você ainda tem dúvidas sobre como começar a fazer o fluxo de caixa da sua empresa, confira agora como é simples!

Organize e registre as entradas e saídas

Organização é a palavra-chave. Todos os gastos devem ser contabilizados, desde aquele café até o investimento em novos equipamentos.

Categorize suas despesas

Para onde está indo o seu dinheiro? 

É muito importante registrar todos os valores e as formas de pagamentos, como dinheiro, cheque, cartão etc. 

Usando cores e colunas diferentes para cada categoria, facilitará a análise, a definição e a organização desses gastos.   

Projete os próximos meses

Assim você vai ficar mais seguro, com uma análise mais completa e equilibrada, para fazer os investimentos necessários, enxergando um contexto mais amplo da empresa.

Tenha uma planilha!

A planilha facilitará a organização da empresa, possibilitando o trabalho de forma mais eficiente com um sistema mais adequado e seguro para a empresa. 

Conte com um parceiro experiente em gestão financeira: MP Invest

Negligenciar o fluxo de caixa da empresa é ter certeza de prejuízo. Empresas de todos os tamanhos devem entender a sua importância e levar a sério a necessidade de sua utilização.

Para quem busca o controle financeiro de seu negócio e não sabe por onde começar, este artigo é o primeiro passo para entender a necessidade da adoção das ferramentas mencionadas. 

Uma boa gestão financeira é possível e está mais acessível do que você pode imaginar! 

Unindo as ferramentas do fluxo de caixa com a do controle de caixa é possível ter uma empresa equilibrada e segura, livre de adversidades e pronta para crescer! 

Ponha em prática todos os ensinamentos deste artigo e comece a ver os resultados aparecerem. Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato conosco.

A MP Invest possui uma plataforma de análise de crédito moderna e on-line que permite realizar operações sem burocracia, com acompanhamento em tempo real e em menos de 45 minutos, com transações em formato 100% digital, para você saber exatamente quanto irá custar sua operação antes de realizá-la.

Teremos muito prazer em ajudar você. 

Solicite um contato e abra sua conta

Até a próxima!

Buscar um artigo
Assine nossa newsletter​

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Buscar