plano de sustentabilidade financeira

Como alcançar a tão sonhada sustentabilidade financeira em seu negócio?

Compartilhar:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Você verá no artigo

Para entender sustentabilidade financeira é necessário que, antes, seja compreendido o seu significado. A etimologia da palavra “sustentabilidade” vem do latim sustentare, que significa apoiar, conservar, cuidar. O termo teve origem na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em 1972, em Estocolmo. 

No evento, houve apresentação do termo “desenvolvimento sustentável”, entendido como cuidar, conversar e desenvolver o planeta de forma que as próximas gerações possam aproveitar a natureza, a comunidade e o mundo no futuro.

A ideia apresentada e difundida até os dias atuais é a de preservar o ecossistema do planeta. Dessa ideia, o termo sustentabilidade surgiu e se popularizou, sendo estabelecido como um processo de permanência saudável. Esse significado foi incorporado aos meios de comunicação, à sociedade civil e também ao mundo empresarial financeiro. Antes de continuar a discussão é preciso definir o que é sustentabilidade financeira. Então, continue a leitura para saber o que é e como cuidar da sua empresa de forma eficaz!

O que é sustentabilidade financeira?

Sustentabilidade financeira é a preservação dos recursos da empresa e seu uso de forma equilibrada e responsável. No caso, gerir os recursos evitando despesas desnecessárias e investindo-os na própria saúde da empresa.

De forma resumida, sustentabilidade financeira é saber utilizar os recursos financeiros de forma racional e ética, visando à manutenção da empresa de maneira responsável. 

A importância da sustentabilidade financeira em um negócio

A empresa que atua com essa característica cria métodos e estratégias para gerir recursos, evitando despesas e investindo no seu crescimento. Por isso, é importante tê-la em um negócio, afinal é a melhor forma de gerir os recursos com planejamento e investimento.

Por meio de um plano de sustentabilidade financeira é possível realizar ajustes na gestão e no uso dos recursos, garantindo tranquilidade, organização e preparo para agir de forma segura em crises. Dessa forma, é possível controlar o consumo de recursos e focar em investimentos. 

Qual o benefício da sustentabilidade financeira corporativa?

Não é uma tarefa fácil manter uma empresa em atividade. Você fica sujeito a um grande número de incertezas ligadas aos mercados interno e externo, à economia e à relação entre pessoas. A sustentabilidade financeira ajuda a gerenciar essas variações e incertezas.

Além disso, trouxemos os benefícios de agenciar a sustentabilidade financeira como uma estratégia empresarial. Veja:

Aumento do lucro

A sustentabilidade financeira se sustenta no pensamento ecológico de contabilidade dos recursos, planejamento estratégico, adaptabilidade e projeção futura. Por conta disso, uma empresa sustentável gerencia melhor suas finanças e consegue os melhores investimentos e pagamentos, assim como também consegue manter sua própria estrutura.

A consequência disso é o aumento do lucro, pois a sustentabilidade permite uma organização que mantém a saúde empresarial e o cálculo dos recebidos, o que possibilita criar estratégias, a longo prazo, de aumento da receita, dos lucros e do crescimento. 

A sustentabilidade financeira é essencial para gerar mais lucros para a empresa e criar um sistema autossustentável.

Valoriza as ações

A valorização das ações é uma consequência natural para a empresa que busca a sustentabilidade financeira. A organização empresarial sustentável é mais eficiente e busca analisar diversos aspectos (econômicos, sociais, ecológicos) e evoluir com os resultados. 

Por isso, a sustentabilidade financeira melhora a imagem e o desenvolvimento da empresa, valorizando suas ações perante o mercado. 

Imagem positiva com clientes

Empresas que se fundamentam na sustentabilidade financeira investem na qualidade de vida e no bem-estar de seus funcionários, sócios, colaboradores, na redução dos impactos sociais e ambientais e em manutenção e desenvolvimento dos resultados positivos. 

Por conta disso, organizações empresariais que adotam a sustentabilidade financeira possuem uma imagem positiva com os seus clientes e com seus investidores. A imagem passa a ser uma marca da empresa, posicionando-a de forma mais competitiva e, ao mesmo tempo, mais identificável para o público e o mercado.

Previsibilidade da receita

A sustentabilidade financeira proporciona um uso sustentável dos recursos, buscando a tranquilidade financeira a longo prazo. O orçamento, a partir da lógica da sustentabilidade financeira, é aplicado de maneira equilibrada por meio de um planejamento criterioso. Quanto melhor a saúde financeira da empresa, melhor é a previsibilidade da receita.

Com a receita previsível e bem planejada, o empreendedor pode procurar novos investimentos e estratégias inovadoras de forma tranquila. Além disso, torna-se mais fácil lidar com crises e desafios.

Planejamento estratégico assertivo

A sustentabilidade financeira possibilita a conquista do equilíbrio da empresa, permitindo a criação de um fluxo de caixa e de recursos de reserva para investimentos e emergências. Isso só é possível porque a sustentabilidade financeira, para existir realmente, demanda um planejamento estratégico assertivo, garantindo o desenvolvimento da empresa.

Confira dicas para aplicar a sustentabilidade financeira no negócio

Planejamento de entrada e saída

Essa característica é essencial para uma boa sustentabilidade financeira. Com o planejamento, é possível garantir um balanço de ganhos e despesas, ter fluxo de caixa, planejar investimentos e atender à demanda dos clientes e parceiros.

Redução do consumo desnecessário

Uma das grandes metas para conseguir a sustentabilidade financeira de um negócio é controlar os custos e as despesas. Por isso, é muito importante reduzir os recursos desnecessários.

É preciso otimizar como o dinheiro é gasto e utilizá-lo de maneira inteligente, otimizando a gestão financeira por meio de uma boa governança corporativa. 

O foco, neste caso, é eliminar desperdícios e traçar estratégias para reduzir o consumo, sem prejudicar a qualidade dos serviços ou produtos.

Com a redução dos gastos, o caminho para garantir a sustentabilidade financeira é reinvestir o capital ganho nos planos do negócio.

Tenha capital de giro

O capital de giro corresponde aos recursos financeiros de uma empresa para lidar com seus custos operacionais e garantir o funcionamento do negócio. O nome capital de giro remete aos recursos que precisam circular, isto é, os ativos em caixa que servem para pagar gastos fixos (salários, impostos, gastos para manutenção etc.) e também investimentos. 

É necessário planejamento estratégico para garantir o capital de giro e, por consequência, obter mais lucros. Dessa forma, é possível planejar investimentos além dos gastos fixos e conseguir atingir os objetivos.

Esteja dentro da lei

O impacto das leis e regulamentações é cada vez maior na manutenção e nos processos de um negócio. Se uma empresa não atende aos requisitos da regulamentação e não age de acordo com a legislação, acaba sendo penalizada e atingida financeiramente.

Por isso, para garantir a sustentabilidade financeira de um negócio, é necessário se atentar às regulamentações e estar dentro da lei. Assim, a imagem da empresa se fortalece, a relação com funcionários e clientes torna-se equilibrada e gastos desnecessários são evitados, o que ajuda no processo de manutenção da sustentabilidade da empresa.

Tenha prazos realistas

Ter sustentabilidade financeira é ter prazos realistas. É necessário ter uma gestão dos recursos e dos funcionários, assim como estabelecer deadlines para as tarefas, assegurando o funcionamento de tudo de acordo com o fechamento da receita.

A gestão de prazos não é apenas cobrar entregas e datas, mas sim implementar metodologias e processos claros, para garantir um aumento gradual da produtividade, reduzindo o tempo de entrega dos serviços sem perder a pontualidade ou a qualidade.

Isso é possível com uma boa coordenação de equipe, criação de um ambiente tranquilo de colaboração, aumento da motivação e clareza ao relatar as atividades. Dessa forma, é possível alcançar um cotidiano equilibrado de uma empresa sustentável. 

Planejamento financeiro com base em dados

O planejamento financeiro é a análise das práticas empregadas nas gestões das finanças. Em um plano financeiro, elencam-se custos e despesas, recursos disponíveis, ferramentas e metodologias que fazem parte do negócio. 

No entanto, para que se alcance a sustentabilidade financeira, é necessário fazer isso de acordo com as projeções utilizando a análise dos dados e históricos da empresa, dos funcionários, dos recursos, dos investidores e dos clientes.

Assim, cria-se um planejamento financeiro de visão a longo prazo, pois ele determina o curso de ação de uma empresa no seu processo de garantir a sustentabilidade financeira.  

Ao fim, é importante fazer uma análise minuciosa dos relatórios financeiros, dos ativos e dos passivos, visando projeções futuras para alcançar a meta do negócio sustentável.

Sustentabilidade financeira: um sonho possível para o seu negócio

Como dito no início do texto, a sustentabilidade é um termo da ecologia que significa a permanência saudável. Dessa forma, a sustentabilidade financeira é um sonho para todo empresário, no sentido de que é uma forma de gestão empresarial autossustentável de crescimento do negócio. 

Com planejamento, equilíbrio e cautela é possível alcançar este sonho e garantir o crescimento da empresa.

Outra forma de fazer isso é encontrar parceiros que garantam o capital de giro da empresa e sejam cúmplices no processo de garantir a receita sem prejudicar estratégias de circulação no mercado. 

Neste sentido, a MP Invest é uma ótima opção, visto que ela busca auxiliar na manutenção do caixa com pouca burocracia e muita facilidade. Acesse o site da MP Invest para conferir detalhes dos seus serviços e tirar suas dúvidas ou entre em contato para mais informações.

Buscar um artigo
Assine nossa newsletter​

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Buscar