Muitas pessoas acreditam que factoring e empréstimo são similares ou até mesmo que são a mesma coisa, utilizando esses termos como sinônimos um do outro. Porém, a verdade é o contrário.
Por mais que ambos tenham relação com uma quantia de dinheiro que é fornecida à sua empresa, a realidade é que seus modos de operação e procedimento são bem diferentes.
Quer descobrir quais são as principais diferenças entre factoring e empréstimo de um banco, além de qual pode ser a melhor escolha para o seu negócio? Então, continue acompanhando o artigo e boa leitura!
Factoring x banco: saiba qual é a melhor escolha
Não compreender com exatidão qual é a diferença entre factoring e empréstimo de um banco é uma dúvida comum, principalmente se você não entende as vantagens proporcionadas pelo factoring.
Esse é um processo diferente do empréstimo e de outras transações bancárias, visto que ele trabalha diretamente com o dinheiro que sua empresa já recebe. Ou seja, ele trata do dinheiro que é seu, mas que ainda não está em suas mãos.
Além disso, a papelada a se preencher é consideravelmente menor, fora que o processo de aprovação é rápido e fácil.
Não é à toa que esse tipo de procedimento tem sido cada vez mais procurado, principalmente por pequenos negócios que precisam de dinheiro para terminar de quitar dividendos ou investir.
Por mais que o banco abra uma cartela de diferentes opções – que não devem ser descartadas –, a realidade é que o factoring acaba se sobressaindo em relação à grande maioria delas.
Afinal, taxas menores, burocracia reduzida e agilidade em aprovação são fatores que todo dono de negócio busca quando procura por dinheiro para injetar em sua empresa.
Principais diferenças entre factoring e empréstimo de banco
Apesar do que foi dito, somente é possível entender todos os pontos positivos em relação ao factoring a partir do momento que você sabe suas principais características e que o diferem de outras transações monetárias parecidas.
Ele é comumente confundido com empréstimo devido a alguns processos que parecem similares. No entanto, até mesmo o contrato desse procedimento é totalmente diferente e tem condições muito distintas ao que é oferecido pelo banco.
Dito isso, as principais características que diferenciam o factoring e empréstimo são:
Responsabilidade por taxa de pagamento
A responsabilidade pela taxa de pagamento fica a encargo da empresa que trabalha com factoring. Ou seja, a partir do momento em que é fechado o contrato, você não está mais responsável pelo título que foi acordado.
Taxas de juros
Os juros cobrados em uma transação de factoring são bem menores quando comparados aos do empréstimo ou qualquer outra transação bancária. Afinal, esse é um dinheiro que você irá receber, apesar de ainda não estar em suas mãos.
Esse fator torna toda a transação muito mais segura do que o empréstimo e dá mais liberdade para a empresa de fomento mercantil, por reduzir os seus custos.
Entretanto, é válido ressaltar que ainda é necessário pesquisar antes de contratar qualquer negócio destinado a factoring.
Isso porque cada entidade terá as próprias taxas de adesão, além de alguns outros detalhes que precisam ser levados em conta na hora da contratação.
Burocracia
Assim como os juros são menores por conta dessa operação tratar de um dinheiro que já está praticamente em sua posse, a burocracia também sofre uma grande redução devido ao mesmo fator.
Chega de se preocupar com diversas papeladas, que apresentam cláusulas que vão te obrigar a visitar um advogado e um contador. Com o factoring, todo o processo de contratação é muito mais ágil.
Uma das principais características da MP Invest é elevar ainda mais essa agilidade, pois entendemos que, quando um cliente nos procura para fechar negócio, ele não busca apenas uma resposta positiva, mas também rápida.
As chances de uma proposta ser recusada nesse tipo de procedimento também é mais baixa do que quando comparada a empréstimos e financiamentos.
É claro que se um contador acompanhar você vai permitir ter uma ideia mais ampla e clara do que está acontecendo. Porém, como o dinheiro que você está usando é praticamente seu, então tudo pode ocorrer de acordo com seus objetivos.
Antecipação de recebíveis
Como frisamos ao longo do artigo, o factoring trabalha com o dinheiro que é praticamente seu. Ou seja, com aquilo que está para receber. E é por isso que essa transação também pode ser chamada de antecipação de recebíveis.
Logo, é um procedimento que utiliza títulos monetários referentes ao que o seu negócio está para ganhar. Por meio desses títulos é possível realizar a antecipação, permitindo que consiga o dinheiro necessário para aquilo que está planejando.
Muitas pessoas buscam esse tipo de serviço para aumentar o estoque, realizar uma expansão, melhorar o fluxo de caixa, entre outros motivos. Afinal, essa é uma ótima maneira de se investir sem a necessidade de fazer novas dívidas para sua empresa.
Assim, você evita que, no futuro, o seu negócio seja engolido por dívidas, tornando-o inviável.
Serviço de factoring com a MP Invest
A MP Invest já tem uma vasta experiência de mercado, trabalhando há mais de 10 anos com soluções financeiras de maneira inteligente, de forma ágil e, principalmente, fácil.
Além da segurança, agilidade e conforto nas transações, trabalhamos com o factoring de forma a respeitar e compreender a sua necessidade e a do seu negócio.
Quer descobrir tudo o que podemos fazer pela sua empresa? Então, entre em contato conosco hoje mesmo e descubra tudo que a MP Invest tem a oferecer.