O que é securitizadora? Conheça o crédito que tira sua empresa do vermelho

O que é securitizadora? Conheça o crédito que tira sua empresa do vermelho

Compartilhar:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Você verá no artigo

Você sabe o que é securitizadora? Essa pergunta vem sendo feita cada vez mais, e isso acontece porque essa operação é a opção mais buscada pelas empresas que precisam de soluções financeiras.

A securitização é uma operação com a qual as empresas conseguem antecipar seus recebimentos futuros de forma rápida e segura. Ela é feita por empresas que compram esses ativos financeiros e os transformam em títulos que podem ser negociados.

Neste artigo, vamos falar mais sobre essa operação de crédito, como ela funciona e como ela pode ajudar a saúde financeira da sua empresa.

O que é uma empresa securitizadora?

Securitizadora é uma empresa prestadora de serviços que “compra” créditos de outros negócios, prestando um serviço de antecipação de recebíveis. Ela se caracteriza por ser uma Sociedade Anônima, ou seja, aquela sigla S.A., que a gente vê em algumas empresas que não são LTDA (Sociedade Limitada).

Entenda o que é securitizadora de uma forma mais fácil:

Se você é dono de uma empresa de eletrodomésticos e a maior parte dos seus clientes compra parcelado, não é necessário esperar até o fim das prestações para receber. É possível vender os créditos para uma securitizadora e receber o dinheiro pendente de uma vez só.

É possível dividir os agentes envolvidos nessa operação em três categorias:

· Cedente: o cliente que busca a securitização, ou seja, o que tem valores a receber, chamado ainda de credor.

· Securitizadora: instituição que vai receber esses títulos, pagar por eles ao cedente e transformá-los em títulos que servem de garantia para investimento de terceiros.

· Investidor: é a parte que vai comprar debêntures da Securitizadora que são garantidos pelos recebíveis, ou seja, assumindo baixos riscos e investindo para ter rendimentos.

Como funciona esse serviço?

Uma vez que você procura o auxílio de uma securitizadora, a empresa fará uma análise do histórico financeiro da sua empresa e analisará os recebíveis que você deseja antecipar.

Esses documentos podem ser:

· Cheques

. Contratos

. Serviços

· Notas promissórias

· Duplicatas

· Boletos, entre outros

A securitizadora então avalia os documentos e adquire para si os ativos financeiros, que se tornarão títulos com valores mobiliários com liquidez.

Agora que seus recebíveis fazem parte do mercado de capitais, você receberá de forma mais rápida aquele valor que só entraria no futuro.

Depois de entender o que é securitizadora e como solicitar os seus serviços, entenda quais nichos podem se beneficiar da antecipação de recebíveis e qual é o melhor momento para procurar essa ajuda.

Quais são os benefícios da securitização para as empresas?

Quem busca a MP Invest para conhecer o que é securitizadora sempre quer saber sobre as vantagens. Por isso, separamos algumas das principais desse tipo de operação.

Menores taxas

A securitização é uma operação que oferece taxas bem menores do que os tradicionais empréstimos bancários. Existem taxas cobradas diretamente no valor pago e, além de menores, não correm mensalmente.

Dinheiro mais rápido

Para quem busca o que é securitizadora é importante destacar que, nessa operação, o dinheiro é recebido muito mais rápido, já que o processo burocrático é menor do que nas instituições financeiras.

Fluxo de caixa

Gerir uma empresa envolve muitas operações financeiras diariamente. Por isso, a antecipação desses pagamentos pode ajudar a manter as contas em dia, evitando transtornos como:

· Atrasos nos pagamentos

· Falta de estoque

· Multas e juros

· Perda de espaços

· Cassação de alvará

· Processos, entre outros

Evita mexer no fundo de segurança

Toda empresa deve ter um fundo de segurança, aquele dinheiro guardado para emergências, sejam elas contas, compra de estoque ou até mesmo crescer o negócio.

Solicitar antecipação de recebíveis evita que, em momentos de aperto financeiro, você precise mexer nesse valor que está guardado e destinado a outras atividades, salvando o seu balanço financeiro.

Quais são os setores que mais se beneficiam da antecipação de recebíveis?

O serviço de antecipação de recebíveis pode ser usado por pequenos e médios empreendedores de vários segmentos.

Porém, dados do ranking da Vallus Capital mostram que alguns segmentos podem se beneficiar mais do serviço, são eles:

· Indústrias

· Autopeças

· Materiais de construção

· Logística e transporte

· Distribuição de alimentos

Quando recorrer a uma securitizadora?

Os serviços de uma securitizadora são especialmente indicados para pequenos e médios empresários que precisam aumentar o dinheiro em caixa por algum motivo. Contudo, é claro, qualquer porte de negócio pode antecipar seus recebíveis.

Os momentos mais indicados para recorrer a uma securitizadora são:

  • pagamento urgente de dívidas
  • reformas urgentes
  • ampliar o capital de giro
  • reinvestimento no negócio

Saiba como podemos ajudar o seu negócio

Se você tem uma empresa, seja de pequeno ou mesmo médio porte, e quer saber o que é securitizadora e como ela pode ajudar, chegou ao lugar certo.

Somos uma empresa com 20 anos de experiência e atuação no mercado financeiro e temos sempre a solução ideal para o seu problema.

A MP Invest é ideal para todas as vezes que você precisa de ajuda no fluxo de caixa, tanto com antecipação de recebíveis quanto com outras operações.

Não perca tempo, fale hoje mesmo com os especialistas da MP Invest e tenha a solução financeira ideal para o que você precisa.

Acesse o site da empresa e fale com a gente, saiba mais sobre o que é securitizadora e não fique no aperto.

Quer saber mais sobre a MP Invest? Leia nossos artigos:

Buscar um artigo
Assine nossa newsletter​

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Buscar