desconto-de-duplicatas

O que é o desconto de duplicatas? Saiba como utilizar esta estratégia na sua empresa

Compartilhar:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Você verá no artigo

A aplicação da estratégia do desconto de duplicatas é uma forma vantajosa de manter empresas que realizam vendas a prazo funcionando. Mas o que seria este desconto? Como ele funciona?  

Continue lendo para descobrir o que é o desconto de duplicatas, os seus tipos, para que serve, como é calculado e se essa estratégia vale mesmo a pena.

O que é duplicata?

A duplicata é um documento emitido junto da nota fiscal por uma empresa que vende uma mercadoria ou presta um serviço a outra. Ela funciona como prova do contrato de compra e venda entre as partes, na qual consta o valor a ser pago e o vencimento do título. A duplicata funciona como um título de crédito que pode ser emitido por um banco para o pagamento da mesma. 

O desconto de duplicatas é utilizado, principalmente, no adiantamento dos valores de vendas parceladas. A instituição financeira antecipa o valor da duplicata por meio de cobrança de taxas e/ou juros.

Esse procedimento do desconto de duplicata é uma ótima solução para melhorar o fluxo de caixa da empresa.

Quais são os tipos de duplicatas que existem?

Existem dois tipos de duplicatas. Confira:

Duplicata de venda mercantil (DM)

A duplicata de venda mercantil (DM) é um documento emitido quando há vendas de mercadorias.

Duplicata de serviços (DS)

Já a duplicata de serviços (DS) é um documento emitido quando há um serviço prestado entre duas partes. 

Vale a pena ter as duplicatas descontadas?

Como o desconto de duplicatas não é uma modalidade de compra e venda, o banco ou a instituição financeira possui o direito de ser ressarcido caso a duplicata não seja liquidada. 

É um risco que a empresa assume de reembolsar a dívida, indiferentemente do que acontecer, com a incisão dos juros e dos outros encargos financeiros. Isto é, a própria empresa terá que fazer a cobrança da duplicata e, enquanto a dívida não for quitada, as taxas e os encargos deverão continuar sendo pagos. 

Além disso, é necessário ter muita organização e planejamento financeiro, afinal, os impostos e taxas incidem no valor à vista e, caso não ocorra o pagamento das vendas a prazo, por exemplo, sua empresa ainda precisa pagar ao banco.

Entretanto, o desconto de duplicatas oferece muitas vantagens. Confira: 

  • evita o pedido de empréstimos (os encargos são maiores);
  • obter um maior poder de negociação com os seus fornecedores; e
  • flexibilidade na manutenção das estratégias de atrair novos clientes, tal como a venda a prazo.

Por que utilizar o desconto de duplicatas?

Melhores opções de crédito

As taxas são acessíveis e o processo exige menos burocracia, por conta disso o desconto de duplicatas é uma estratégia muito utilizada pelas empresas. 

Ainda assim, é importante salientar que o valor recebido não será o total, pois há o desconto de taxas e juros.

Adiantamento de recebíveis

Essa é uma das principais vantagens de ter as duplicatas descontadas, pois a sua empresa recebe capital que só estaria disponível no futuro

Com isso, é proporcionado o capital de giro para a sua empresa, principalmente com negócios que realizam vendas a prazo, o que garante o pagamento de contas e dos gastos que não foram previstos. 

Fluxo de caixa saudável

O fluxo de caixa determina os gastos e os lucros. Ele é realizado por meio de planejamentos e estratégias e proporciona um conhecimento de toda a movimentação financeira, inclusive se haverá prejuízos.

Com a duplicata descontada é possível manter um fluxo de caixa positivo, pois a sua empresa receberá o capital de giro antecipadamente, podendo manter a estratégia da venda a prazo.

Além disso, o desconto de duplicata proporciona capital extra, que possibilita maior poder de negociação com clientes e fornecedores.

Quais são as taxas fixadas?

As taxas fixadas são os encargos financeiros mais comuns ao realizar o desconto de uma duplicata para uma empresa. Os principais encargos são:

IOF

A sigla IOF significa Imposto sobre Operações Financeiras e consiste em um tributo federal. No caso do desconto de duplicatas, o IOF é cobrado de duas formas: 0,38% no valor total da operação ou com a média de 0,0041% por dia em cima da operação, chegando até 1,5%.

Juros

Os juros são uma cobrança do dinheiro no tempo. No caso do desconto das duplicatas o valor dos juros acordado é dividido pelo número de dias do mês e multiplicado pelo prazo de cada duplicata para o período. Por exemplo: 

Se o juro é de 3% ao mês, inicialmente precisamos dividir a taxa por 30 dias considerando o juro simples. Depois, multiplicaremos pelo prazo da duplicata, que é contado do dia da operação até o vencimento do título, que seja 90 dias. Então, teremos:

  1. 3% (taxa ao mês) dividido por 30 (dias) = 0,1% ao dia. 
  2. 0,1% (taxa ao dia) multiplicado por 90 (prazo da operação) = 9% para o período. Após esse processo, é só multiplicarmos a taxa de período pelo valor da duplicata.
  3. 9% (taxa para o período) multiplicado por 3.000 (valor da operação) = R$ 270,00.

Taxa administrativa

A taxa administrativa ou a taxa de abertura de crédito (TAC) é a tarifa fixa, informada pela empresa bancária, no momento da contratação do desconto de duplicatas.

A taxa é a forma do banco cobrir algumas despesas dessa operação.

Desconto de duplicatas: uma estratégia financeira inteligente

Vale muito a pena escolher o desconto de duplicatas como uma estratégia financeira. O mais importante neste processo é escolher a empresa ou o banco que garantirá mais vantagens e segurança para a sua instituição.

Assim, a MP Invest é uma excelente opção no mercado. Ela oferece capital de giro com uma linguagem simplificada e atende às necessidades do cliente. A MP Invest tem uma negociação sem burocracia, oferecendo excelentes taxas e até isenção de IOF (consulte mais informações com um especialista). 

Para mais informações sobre desconto de duplicatas, acesse o nosso site e confira os nossos serviços.

Conheça a MP Invest

A MP Invest oferece capital de giro a empresas por meio da compra de recebíveis, duplicatas e cheques, além da realização de empréstimos pelo MP Cred, um produto da MP Invest. Com isso, as suas vendas a prazo são transformadas em dinheiro à vista, de forma prática, rápida e sem burocracia.Você precisa solicitar crédito de forma ágil e sem complicações? Entre em contato conosco e impulsione o seu negócio!

Buscar um artigo
Assine nossa newsletter​

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Buscar