emprestimo-para-capital-de-giro

Você conhece o empréstimo para capital de giro? Veja o que é e quando solicitar

Compartilhar:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Você verá no artigo

Todo negócio precisa de dinheiro para se manter e para crescer. Para pequenas e grandes empresas, ter caixa para manter os pagamentos em dia é essencial, mas nem sempre isso acontece.

São em momentos como esses que um empréstimo para capital de giro é necessário. Ele também é importante para empresas que desejam aumentar a produção, a equipe ou os equipamentos.

O empréstimo para capital de giro visa suprir as necessidades quando há baixo fluxo de caixa, independentemente do propósito do cliente. Ele pode ser a melhor opção para quem busca soluções financeiras rápidas, sem muita burocracia e com prazos de pagamento menores.

Vamos falar mais sobre o que é esse tipo de empréstimo para empresas, como ele funciona, seus benefícios e como saber a hora certa de contratar o serviço. Além disso, traremos o que é importante observar na hora de escolher onde contratar um bom empréstimo para capital de giro.

Ficou interessado? Acompanhe a leitura!

O que é capital de giro?

Antes de entender como o empréstimo para capital de giro funciona, vamos falar sobre o capital de giro. Essa expressão é usada para designar o dinheiro de que os negócios precisam para suprir as necessidades e despesas diárias.

Alguns exemplos de despesas cobertas por capital de giro são:

  • Pagamentos de funcionários
  • Compra de insumos
  • Aluguel

Alguns tipos de capital de giro podem ter classificações diferentes, dependendo da sua origem, como o líquido, que são os recursos da empresa com exceção de bens como imóveis, o negativo, sinal de que o fundo não é suficiente, e o próprio recurso total da empresa sem empréstimos.

Ficou com dúvidas? Assista a esse vídeo do Sebrae:

Empréstimo para capital de giro: como funciona?

O empréstimo para capital de giro é uma saída para empresários que precisam de suporte nos compromissos do seu negócio. Ele visa ajudar no fluxo de caixa, oferecendo linhas de crédito que se encaixam em cada necessidade, como prazos menores para pagamento das parcelas, evitando dívidas longas.

Esse capital de giro para empresas pode ser solicitado para reorganizar contas, como aluguel de espaços, folhas de pagamentos de colaboradores, investimento em novos espaços, equipamentos, mão de obra, especializações, entre outros.

O empréstimo para capital de giro é uma forma de crédito mais fácil, pois não exige detalhamentos sobre qual a finalidade da solicitação. Além disso, essa modalidade oferece formas mais fáceis de quitação, como parcelas menores e até amortização única.

Documentos e informações necessários para solicitar o empréstimo

Assim como todo processo que envolve instituições financeiras, para solicitar um empréstimo para capital de giro é necessário que o cliente tenha algumas documentações. Elas serão necessárias para empréstimo pessoa jurídica (PJ), empréstimo pessoa física e até empréstimo para capital de giro para  Microempreendedor Individual (MEI).

Essas solicitações podem variar de acordo com cada instituição, mas, de forma geral, a documentação necessária inclui:

  • CNPJ
  • Contrato social
  • RG e CPF do(s) sócio(s)
  • Demonstrativos e balanços financeiros de determinados períodos

Para cada situação ou tipo de negócio podem ser solicitados documentos diferentes, principalmente em empréstimo para PJ. Por isso, é sempre importante manter uma boa reputação na sua empresa, para que, em momentos de análises, seus créditos sejam conquistados sem burocracias.

Quando recorrer ao empréstimo para capital de giro?

Existem várias situações nas quais um empréstimo para capital de giro pode ser necessário. Por exemplo, quando uma fábrica fornece um produto para o público, existe investimento em compra de insumos e para pagamentos de mão de obra, transporte, armazenamento, entre outros.

Até que os valores dos lucros entrem em caixa, a empresa pode precisar de um respiro para pagamentos desses e outros compromissos. O empréstimo para capital de giro é uma opção para não perder as contas de vista nem deixar passar os pagamentos.

Existem ainda empresas que desejam especializar a sua mão de obra, investindo em cursos para melhorar a produção. O empréstimo para capital de giro também pode ser uma boa opção para que a empresa não perca tempo aguardando os lucros.

Empresas que desejam investir em máquinas e tecnologias que automatizam e melhoram a produção também podem recorrer ao empréstimo para capital de giro. A modalidade pode ser uma saída para quem ainda está começando, mas que deseja manter os compromissos em dia.

Vantagens e desvantagens do empréstimo de capital de giro

O empréstimo para capital de giro tem várias vantagens, mas também pode ter algumas desvantagens. Vamos ver algumas:

Vantagens do capital de giro

Uma das principais vantagens do empréstimo para capital de giro é a facilidade. Esse tipo de processo é menos burocrático que outros e oferece formas ainda melhores de pagamento das parcelas.

Além disso, se sua empresa sempre esteve em dia com os compromissos, podem não ser exigidas garantias. Outra vantagem é não ser necessário informar a finalidade do empréstimo.

Desvantagens do capital de giro

Uma desvantagem é que, caso você tenha problemas com pagamentos do empréstimo, o relacionamento com instituições bancárias pode ficar comprometido. Além disso, pode haver juros mais altos que outros formatos, uma vez que a modalidade pode não exigir garantias.

emprestimo para capital de giro

Meu pedido de capital de giro foi negado no banco, e agora?

Apesar de ser um processo menos burocrático, algumas vezes o cliente pode ter o pedido de empréstimo para capital de giro negado pelo banco. Mas calma, não precisa se desesperar.

Quando isso acontece, você pode recorrer a credoras que tenham processos rápidos e até mais fáceis que os bancários, como as que oferecem empréstimo por cartão de crédito. Elas atuam com as instituições, facilitando o processo para ambas as partes.

É o caso do MP Cred, programa de empréstimo fácil para empresas da MP Invest, que concede dinheiro para pequenos negócios. Programas como esse permitem que empresários não atrasem suas contas e paguem de forma mais fácil.

Conheça o MP Cred

O MP Cred é uma linha de empréstimos do MP Invest destinada a pessoas jurídicas devidamente enquadradas como Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresa (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Essa forma de investir no seu capital de giro disponibiliza o pedido por intermédio de um ou mais cartões de crédito.

Para isso, basta que o cliente procure o MP Cred e solicite o valor, fazendo o pagamento pela maquininha. O valor solicitado é disponibilizado na mesma hora em conta, o que dificilmente aconteceria em outras instituições.

O empréstimo para capital de giro nessa modalidade ainda pode ser liberado para clientes com CNPJ ou CPF negativados, além de não exigir nenhum valor como entrada ou garantia.

Outro diferencial do MP Cred são as taxas de juros, que se destacam das outras instituições por ser bem menores. Já na simulação solicitada pelo site é possível notar a diferença.

Como a MP Invest pode ajudar a sua empresa

A MP Invest é uma empresa que atua fazendo a antecipação de recebíveis, com trabalho focado em auxiliar pequenas e médias empresas. O capital de giro da MP Invest é obtido pela compra de recebíveis, duplicatas, cheques e contratos. Assim, consegue atuar sem praticar juros abusivos.

Trabalhamos de forma transparente e com excelentes custos, tornando-nos parceiros e auxiliando as empresas no seu dia a dia e crescimento.

Uma das grandes vantagens de recorrer a empresas de antecipação de recebíveis, como a MP Invest, é a facilidade e a rapidez no recebimento de dinheiro, sem a necessidade de parcelas altas ou taxas extras, como as cobradas em empréstimos bancários.

O objetivo da MP Invest é atender às necessidades de cada cliente, entendendo as suas demandas com uma linguagem simples e de fácil entendimento.

Além disso, a MP Invest tem uma plataforma de análise de crédito moderna e online que permite realizar operações sem burocracia, com acompanhamento em tempo real e em menos de 45 minutos, com transações em formato 100% digital, para você saber exatamente quanto irá custar sua operação antes de realizá-la.

Se você ainda tem dúvidas sobre empréstimo para capital de giro, acesse o nosso site ou entre em contato conosco para mais informações.

Gostou de nosso artigo? Leia também:

Até a próxima!

Buscar um artigo
Assine nossa newsletter​

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Buscar