Veja 7 dicas de organização e evite boletos em atraso

Veja 7 dicas de organização e evite boletos em atraso

Compartilhar:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Você verá no artigo

Considerados um dos grandes desafios da vida adulta e muitas vezes motivo de dor de cabeça, os boletos são essenciais, principalmente para que pequenos e médios empreendedores possam continuar mantendo os seus negócios.

Mas quem nunca esqueceu e deixou os boletos em atraso? Além de gerar dor de cabeça, o esquecimento ainda provoca multa por atraso e outros desgastes.

Porém, muitas vezes, atrasar o pagamento dos boletos, para os empreendedores, é reflexo de outros problemas, como fluxo de caixa baixo ou falta de investimentos. E é nisso que nós vamos ajudar.

Neste artigo, vamos apresentar estratégias para que você não esqueça mais o pagamento de boletos, além de apresentar como funciona a antecipação de recebíveis e como esse método pode ajudar você a sair do aperto.

Quer saber mais? Acompanhe o nosso artigo!

Esqueci a data, e agora?

Diante dessa situação, não é preciso se desesperar. Atualmente, pagar os boletos em atraso não é mais tão difícil e burocrático. Apesar disso, os atrasos podem gerar alguns problemas, como:

  • Juros
  • Multa por atraso
  • Bloqueio de vendas
  • Ficar com o nome sujo
  • Ter serviços bloqueados

Porém, bancos, lotéricas e até mesmo internet banking em aplicativos de celular já recebem pagamentos de boletos em atraso, disponibilizando inclusive o valor atualizado. Agora é só se organizar e não perder mais as datas de vencimento.

Confira estratégias para evitar os boletos em atraso

Atrasar os boletos nunca é bom. Além de gerar multas, juros e outros problemas, como nome negativado, pode dificultar a vida de empreendedores.

Por isso, vamos mostrar algumas estratégias para que você não esqueça mais os dias de pagamento dos boletos e evite dor de cabeça. Confira.

1. Invista na gestão do fluxo de caixa

Um dos fatores que mais causam boletos em atraso é a falta de fluxo de caixa, ou seja, a falta de controle no setor financeiro que pode levar à falta de dinheiro para pagar as contas.

A rotina das empresas é sempre cheia de pagamentos, recebimentos e outros tráfegos financeiros; por isso, dedicar tempo para o fluxo de caixa é essencial. Além de evitar os boletos em atraso, você mantém dinheiro em caixa para as necessidades da rotina.

Uma dica é investir em parceria com empresas que ajudam no fluxo de caixa, como a MP Invest, que foca em ajudar pequenos e médios empreendedores a organizar as contas e, assim, crescer.

2. Tenha uma planilha de organização

Use a tecnologia a seu favor. As planilhas são uma excelente forma de manter as contas em dia e não esquecer a data de nenhum boleto – é possível usar desde uma simples planilha no computador até aplicativos para celular.

3. Programe débito automático

Se você tem saldo em conta, uma boa dica é programar seus pagamentos para débito automático. Mas é importante se atentar para a conta e ter certeza de que ela tem saldo para que os boletos em atraso não peguem você de surpresa.

4. Antecipe alguns boletos

Alguns pagamentos podem ser antecipados, basta ter acesso ao código de barras, podendo até gerar descontos. Se for esse o caso, adiante alguns pagamentos e evite atrasos.

5. Crie uma margem de segurança

Se você sabe que seus pagamentos só caem no dia 7, evite programar os compromissos financeiros para o mesmo dia – defina uma data de pagamento para alguns dias depois da data que você recebe os seus pagamentos.

6. Crie uma lista por data

É importante evitar os boletos em atraso, por isso, liste todos os pagamentos que você deve fazer e defina uma ordem por data de vencimento. Assim, caso seus pagamentos aconteçam aos poucos, você pode ir pagando por vez, evitando atrasos.

[Aprenda a cuidar da saúde financeira da sua empresa]

7. Crie lembretes

Lembretes são excelentes formas de não perder as datas de pagamento. Você pode criar lembretes em aparelho celular, por exemplo, ou ainda usar aplicativos para isso.

Criar lembretes em quadros que estejam sempre à vista também é uma forma de lembrar, assim como avisos em geladeiras e locais de fácil visão.

Conheça a antecipação de recebíveis e não contraia dívidas

A antecipação de recebíveis é uma operação de crédito feita para ajudar empreendedores a sair do aperto financeiro. Ela é uma forma de conseguir crédito fácil, principalmente para pequenos e médios negócios, que precisam de dinheiro rápido e sem burocracia.

Nessa operação, o empreendedor busca uma instituição financeira com seus cheques, duplicatas, notas fiscais e contratos, referentes a valores que vai receber no futuro, repassa esses documentos para a instituição e recebe esse valor mais rápido.

Vamos deixar mais fácil: imagine que você tem uma loja e vende a maior parte dos seus produtos. Porém, o comprador faz um acordo para pagar em alguns dias, ou até meses.

Enquanto você está aguardando o pagamento, você precisa de novo estoque, mas não tem dinheiro em caixa. Você visita uma instituição, como a MP Invest, e faz um acordo com ela. A empresa então aguarda os pagamentos futuros, após verificações e contato com o pagador.

Com tudo aprovado, a instituição passa para você o valor que você só iria receber dentro de semanas ou até meses, e ela mesma passa a fazer o processo de cobrança e recebimento do valor do seu comprador no futuro.

Nós ajudamos você com os boletos atrasados

A MP Invest é uma empresa de soluções financeiras que atua no ramo há 20 anos, ajudando pequenos e médios empreendedores a resolver problemas no seu desenvolvimento econômico.

Oferecendo as melhores opções em solução financeira do mercado, a MP Invest tem como missão a qualidade e excelência nos serviços e no atendimento, em todas as etapas. Por isso, solicitar uma das soluções da MP é só entrar em contato.

Para isso, basta acessar o site da MP Invest e entrar em contato com os especialistas. As opções de contato ainda passam pelos e-mails financeiro@mpinvest.com.br e analise@mpinvest.com.br e pelos telefones (11) 2227-0001, (11) 2092-6446 e (11) 97474-8187.

Todas essas facilidades são para que os boletos em atraso não sejam mais um tormento para você nem para a sua empresa. Entre em contato hoje mesmo e resolva a sua vida financeira.

Gostou deste conteúdo? Veja também em nosso blog:

Saiba tudo sobre factoring: o que é, seus tipos e suas vantagens

Buscar um artigo
Assine nossa newsletter​

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Buscar