Venda à vista ou a prazo: o que é melhor para seu negócio?

À vista ou a prazo: conheça as vantagens e escolha a melhor estratégia

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As vendas à vista ou a prazo oferecem para o seu negócio vantagens e desvantagens que devem ser levadas em conta na hora tomar uma decisão estratégica. Para isso, é essencial conhecer quais são os benefícios e eventuais prejuízos, a fim de evitar que a situação financeira da sua empresa seja afetada negativamente. 

A seguir, explicaremos as principais diferenças entre venda à vista e a prazo e como é possível combinar as modalidades sem comprometer as finanças da sua companhia. Confira!

Vender à vista ou a prazo: qual a melhor opção? 

Escolher entre vender à vista ou a prazo é uma dúvida recorrente para os administradores de empresas, sejam lojas físicas ou e-commerces, e, apesar de parecer simples, é algo que deve ser pensado, principalmente porque é necessário avaliar algumas condições do seu negócio antes de ofertar essas modalidades aos seus clientes. 

Para quem deseja disponibilizar o pagamento a prazo, se uma das preocupações é com a possibilidade de inadimplência, é possível avaliar formas de promover mais segurança a essa modalidade. Já na venda à vista, é importante ter atenção à concessão de descontos para não prejudicar as finanças. 

Dessa maneira, é importante ter noção da situação em que o seu negócio se encontra e qual o faturamento dele. Com isso, é possível conciliar a flexibilidade das modalidades de venda com a satisfação do seu cliente e a saúde financeira da sua organização.

Abaixo, confira as principais vantagens e desvantagens de realizar a venda à vista ou a prazo e veja a melhor opção para o seu negócio. 

As vantagens e desvantagens de fechar a venda a prazo

A venda a prazo, assim como qualquer outra modalidade, tem suas vantagens e desvantagens, confira!

Vantagens

O principal benefício de escolher vender a prazo é a chance de atrair novos clientes. Essa alternativa é interessante porque alguns produtos da sua empresa podem ter um preço menos acessível. Se a clientela não tiver condições de quitar o valor à vista, a compra a prazo pode se tornar mais viável. 

Outro ponto importante é a possibilidade de desenvolver uma relação de maior proximidade com a clientela. O consumidor pode ter mais confiança e fidelidade com a sua marca. Por outro lado, você ainda garante que irá receber dinheiro a longo prazo.

E as desvantagens? 

A principal desvantagem da venda a prazo é a possibilidade de um haver um desequilíbrio no fluxo de caixa, o que acontece caso haja pouco planejamento. Esse fator pode fazer com que a empresa não consiga arcar com as contas.

Outra desvantagem é a possibilidade de o cliente não quitar o preço do produto no futuro e a sua empresa ser afetada financeiramente pela inadimplência.

As vantagens e desvantagens da venda à vista

Abaixo, veja os principais pontos com relação a venda à vista

Vantagens

Na venda à vista, a principal vantagem é permitir que o seu negócio aumente as receitas a curto prazo. Com isso, a sua empresa pode construir um planejamento financeiro para realizar investimentos com mais brevidade.

Caso a sua empresa consiga ter organização financeira para realizar as vendas à vista, ainda pode deixar de contrair empréstimos. Dessa maneira, o seu negócio pode conquistar a saúde financeira de que precisa para ter uma reserva de emergência e atrair mais clientes com ofertas de desconto. 

E as desvantagens?

Quando o seu cliente encontra uma oferta à vista, ele precisa avaliar se consegue pagar pelo produto hoje, sem a possibilidade de postergar a quitação do valor. Desse modo, a compra do consumidor tende a ser menos impulsiva. Assim, esse tipo de venda pode ter menor volume do que a venda a prazo.

Por conta disso, ao vender à vista, a sua empresa deve destinar o capital financeiro devidamente, a fim de manter a balança ponderada. É essencial não deixar dívidas para depois, porque o equilíbrio do seu negócio pode ficar comprometido no futuro.

Agora que você já conhece as principais vantagens e desvantagens da venda à vista e a prazo, confira uma solução que pode ajudar ainda mais. 

Antecipação de recebíveis: uma forma de combinar os benefícios da compra à vista e a prazo

Para não precisar decidir entre priorizar a venda à vista ou a prazo em seu negócio, conheça a solução da MP Invest e como ela pode ajudar. 

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é um tipo de operação de crédito capaz de transformar as vendas a prazo em valores líquidos que podem ser usados imediatamente pelo seu negócio. 

Se você for proprietário de um comércio ou indústria e efetuar uma venda a prazo parcelada, por exemplo, pode optar por ter esse recurso em caixa com o serviço de antecipação de recebíveis.

Como essa medida pode auxiliar você a combinar vantagens de venda à vista ou a prazo?

Caso a sua empresa tenha ofertado vendas a prazo e à vista, é possível compatibilizar essas duas modalidades ao adotar o serviço de antecipação de recebíveis.

Por exemplo, se a venda a prazo deixou o seu negócio sem recursos para realizar investimentos e quitar as dívidas, é possível solicitar a antecipação dos valores a uma instituição

Essa medida fará com que o seu negócio tenha dinheiro em caixa imediatamente e possa quitar as despesas necessárias. Dessa maneira, você pode continuar combinando as vendas a prazo e à vista, sem perder a chance de oferecer alternativas diversas para a sua clientela. 

A antecipação de recebíveis viabiliza que o dinheiro de cada uma das parcelas seja repassado diretamente à instituição financeira. 

Para aderir à antecipação, é importante analisar as taxas de juros oferecidas para a operação. Por isso, é necessário verificar as condições oferecidas pelas empresas e escolher a opção mais adequada para o seu negócio. Assim, a sua empresa poderá receber dinheiro de maneira mais rápida e equilibrar as finanças. 

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