A venda à vista é importante para empresas que buscam diminuir custos e fazer o dinheiro entrar no caixa de maneira mais acelerada. Essa modalidade é diferente da venda a prazo, que pode atrair e fidelizar mais clientes.
A seguir, explicaremos como é possível formar um preço de venda à vista e quais são os tipos de desconto que valem a pena nesse modelo. Também traremos dicas de como dar desconto sem comprometer o capital da sua organização.
Ainda iremos tratar sobre as principais vantagens da venda à vista e faremos uma comparação com os benefícios de vender a prazo. Boa leitura!
Como formar um preço de venda à vista?
Para formar o preço de um produto ou serviço, é necessário ter em vista a necessidade de resgatar todos os gastos. Além disso, é necessário integrar os gastos fixos e ainda atingir a meta de lucro.
No entanto, não é indicado apenas somar todos os elementos de custo para delimitar o preço de venda. É importante levar em conta quanto este investimento cresce com o tempo, a chamada taxa de aplicação do dinheiro.
Portanto, o valor da venda à vista será equivalente à soma de todos os gastos fixos e variáveis com o lucro, com preços da data do recebimento.
Quais descontos valem a pena oferecer na venda à vista?
O desconto na venda à vista pode ser interessante para as empresas em algumas ocasiões, que detalharemos a seguir:
Itens vendáveis
Uma boa alternativa para promover o crescimento das vendas no seu negócio é conceder descontos em produtos “vendáveis” (aqueles que apresentam maior saída e são mais conhecidos pela clientela). Geralmente, são opções mais baratas do que o restante do estoque.
Itens rentáveis
Por outro lado, os itens conhecidos como “rentáveis” são úteis para conquistar novos clientes para a sua empresa. Esse tipo de produto não é o mais vendido, mas apresenta uma margem de lucro melhor.
São itens mais elaborados e valorizados pelos clientes. Ao dar desconto nessas peças, é possível cativar pessoas que não costumavam comprar na sua empresa.
Evite produto recém-lançado
Não é recomendado dar desconto na venda à vista de produtos recém-lançados. Se você vender um item com preço reduzido já no lançamento, não será possível comercializar pelo preço cheio depois. Neste caso, é indicado elaborar ofertas exclusivas, como brinde e degustação.
Como oferecer desconto sem comprometer o capital
É preciso tomar alguns cuidados na hora de promover um desconto, para não afetar o capital da sua empresa. Inicialmente, é interessante avaliar qual o objetivo desse tipo de ação. Avalie se a promoção deve apenas atrair novos clientes ou gerar lucro.
Um exemplo é a venda do produto pelo preço de custo, quando o seu negócio precisa de um capital de giro de maneira imediata. Para que a promoção dê lucro, basta que o desconto seja menor que a margem de lucro do produto.
Para aumentar as vendas e não comprometer o caixa, é recomendado utilizar a técnica da oferta progressiva: quanto mais o cliente compra, maior o desconto. O impacto da redução do preço acaba sendo reparado pelo crescimento nas vendas.
Outro ponto que merece atenção é a duração da promoção. É importante definir se a oferta vai durar dias, semanas ou meses. Uma promoção muito longa, no entanto, pode ser entendida pelo cliente como um preço fixo e desvalorizar o seu produto.
Portanto, é necessário ter objetivos diários e controle do limite de duração do desconto oferecido. A depender dos resultados, você pode decidir se irá estender a promoção ou não.
Vantagens das vendas à vista e a prazo
Vantagens na venda à vista
Concilie diferentes formas de pagamento
O desconto à vista pode valer a pena quando você pode conciliar várias formas de pagamento, de modo a atrair mais clientes. A Lei nº 13.455/17 estabeleceu que os lojistas podem escolher oferecer valores diferentes para um mesmo produto conforme a forma que o cliente pagar: dinheiro ou cartão.
Dinheiro entra no caixa mais rápido
A venda à vista com desconto fará com que a sua empresa receba o valor no momento da compra. Essa situação é bem diferente das vendas via cartão de crédito, quando o seu negócio precisa esperar para receber os valores. Nesse período, o dinheiro deixaria de estar disponível para ser empenhado em investimentos, o que diminui o capital de giro.
Diminuição de custos
Ao conceder desconto no pagamento à vista, é possível diminuir os custos devido à redução do pagamento de taxas. Você não precisará custear a infraestrutura para vender com cartões de crédito e débito, nem o aluguel da máquina.
Vantagens na venda a prazo
Atrair mais clientes
Ao oferecer a venda a prazo, você pode atrair mais clientes. Isso acontece porque o consumidor pode não estar preparado financeiramente para comprar à vista naquele momento. Desse modo, a venda com um prazo maior de pagamento pode tornar a compra viável para mais pessoas.
Fidelização
Outra vantagem desse tipo de venda é a possibilidade de fidelização. Você pode gerar uma relação de maior proximidade e confiança com o consumidor. Também é possível oferecer garantias de recebíveis a longo prazo. Com isso, você pode ainda melhorar a relação de negociação com fornecedores.
Qual é o melhor momento para vender à vista na minha empresa?
Para escolher se é mais adequado para a sua empresa adotar a modalidade de venda à vista, é necessário avaliar em qual condição está o seu negócio. Essa modalidade pode garantir maior liberdade financeira à sua organização. Com isso, também reduz a necessidade de a sua empresa buscar empréstimos.
Em momentos de baixa demanda de clientes, essa pode ser uma boa opção para manter a empresa em funcionamento. Com mais recursos em caixa, ainda é possível obter melhores preços com fornecedores.
Por outro lado, o pagamento à vista pode não atrair tantos clientes, já que muitos apenas têm condições de pagar a prazo. Desse modo, é importante avaliar qual é a prioridade do seu negócio no momento.
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