Está precisando de dinheiro para a sua empresa, mas não quer ter que recorrer a alternativas como empréstimos ou capital de giro? Então, é importante que conheça o fomento comercial.
Como uma prática que existe há anos no comércio, esse recurso é perfeito para diversas situações em que você precisa de um valor para investir ou resolver alguma pendência, mas está sem ou com pouco valor em caixa.
Quer saber mais sobre o fomento e como ele pode ser utilizado para auxiliar a cumprir os objetivos do seu negócio? Então continue acompanhando o artigo e boa leitura!
Principais características do fomento comercial
O que caracteriza e difere o fomento comercial de outras soluções financeiras é o fato de que, aqui, não é dado ao cliente um crédito que ele terá de pagar em parcelas futuras.
Em uma transação desse tipo, o cliente vende as suas contas a receber para uma empresa de fomento. Além disso, nesse modelo, três partes estão integradas no acordo (agora chamado de sociedade de fomento mercantil), sendo elas:
- Sacado: cliente que pagará a empresa de fomento;
- Cedente: empresa que cede os recebíveis e recebe os valores adiantados;
- Fomentadora: empresa que compra recebíveis.
Para ficar mais claro, vamos a um exemplo:
Imagine que uma empresa de camisetas consiga fazer uma grande venda, mas acordou com o cliente que os prazos de pagamento são de 30,60 e 90 dias.
Apesar da ótima venda, o negócio precisa de recursos para que continue produzindo produtos. E, para isso, ela precisará contar com o dinheiro que o cliente – que comprou uma grande quantidade de camisetas – irá pagar.
Nesse cenário, o responsável pela empresa de camisetas entra em contato com uma empresa de fomento que, por sua vez, analisará a movimentação. Estando tudo de acordo, será solicitada a autorização para que a operação ocorra.
Se o sacado e o cedente aprovarem a transação, a fomentadora irá concluir o processo. Assim, o empreendedor consegue acesso ao seu pagamento mais rapidamente, e o cliente final não sofre com nenhuma mudança na transação.
Conheça as modalidades de fomento comercial
O fomento comercial é dividido entre cinco modalidades distintas. São elas:
Convencional
Sendo a modalidade mais comum, na convencional, a compra de títulos de crédito é feita entre as partes por meio de um contrato de fomento mercantil. Ao final, o dinheiro é pago pela empresa de factoring que, mais tarde, receberá o valor do sacado.
Maturity
Essa é a modalidade mais utilizada por empreendimentos que não desejam se envolver em operações de cobrança. Aqui, a fomentadora assume todas as responsabilidades relacionadas à cobrança do sacado.
Trustee
A Trustee funciona como uma espécie de união entre convencional e maturity. Aqui, a fomentadora será responsável pela gestão das contas a receber e a pagar. Além disso, ela também poderá oferecer serviços de consultoria administrativa e financeira.
Exportação
A modalidade de exportação acontece quando empresas fazem negócios com outros países. Ao ser contratada, a fomentadora entra em contato com outra fomentadora, presente no país onde o serviço foi solicitado, para que seja possível fazer a análise de reputação do cliente.
Após a aprovação, a empresa de factoring do país de origem transfere a quantia para o cedente.
Nessa operação, além de assumir os riscos, a marca desconta o necessário dos valores para que a realização possa ser feita.
Fomento à matéria-prima
Aqui, a empresa de fomento mercantil atua como intermediadora entre um negócio e seus fornecedores, fazendo pagamentos diretamente a eles. Da mesma forma, ela receberá seus valores mais tarde, mas existe a chance de receber lucros acrescidos.
Qual é a diferença entre factoring e fomento mercantil
Muitos utilizam a palavra “factoring” como sinônimo para fomento mercantil. O que, de fato, não é nenhum problema.
No entanto, originalmente, factoring não se referia à transação, mas sim à empresa que realizava o processo de fomento. Ou seja, ela seria a tradução em inglês para fomentadora.
Devido à procura de pessoas pelo serviço de fomento mercantil, a palavra em inglês acabou sendo utilizada como uma forma de abreviar e até mesmo referência para quem buscava pelo trabalho prestado por fomentadoras.
Portanto, não há qualquer problema de chamar a transação de fomento mercantil de factoring.
Vantagens que uma empresa de fomento mercantil fornece para o seu negócio
Junto ao serviço, você pode esperar diversos benefícios diferentes ao contratar uma empresa de fomento mercantil:
- menos dores de cabeça;
- menor burocracia;
- aprovação mais rápida;
- capital para investimento;
- evita empréstimos;
Ao optar por essa alternativa, você garante um serviço que entregará o valor que você precisa, o mais rápido possível, para atender às suas necessidades.
Por isso, se você planeja investir ou está precisando de dinheiro para quitar débitos, o fomento é uma das melhores escolhas que poderá fazer.
Vale a pena solicitar o fomento mercantil para a minha empresa?
Com certeza!
O fomento não é apenas um meio de conseguir mais capital de giro ou fazer aquele investimento que tanto precisa. Ele também é uma forma de evitar um dos maiores problemas dos empreendedores: as dívidas.
Em um país onde a maioria das empresas dificilmente chega aos seus dois anos de funcionamento, contar com uma alternativa que facilita o pagamento das receitas enquanto evita mais endividamentos é sempre uma opção válida.
O serviço de factoring é perfeito justamente para tornar o seu negócio um empreendimento ainda mais saudável, que gera receita e não fecha no vermelho mês após mês.
Ele serve tanto para quem almeja ampliar quanto para aqueles que precisam urgentemente garantir a sobrevivência do negócio. Essa é uma solução feita para resolver seus problemas.
A MP Invest oferece diversas vantagens à sua empresa
Como se pode ver, o fomento mercantil é uma ótima alternativa para quem busca uma solução financeira eficiente, prática e rápida.
Agora, se você quer garantir mais benefícios ao contratar serviços de factoring, então venha para a MP Invest. Trabalhamos há mais de 20 anos no mercado financeiro, trazendo alternativas altamente eficazes para os diferentes cenários empresariais. s
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