adiantamento-de-credito

Você já ouviu falar de adiantamento de crédito? Saiba como funciona

Compartilhar:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Você verá no artigo

Provavelmente, a sua empresa já passou por alguma situação em que o dinheiro da venda realizada ficou preso por um determinado tempo, porque o cliente pagou parcelado. Essa é uma situação que acontece a todo o tempo na rotina do empreendedor.

É bom para o cliente, porque ele consegue pagar de uma forma mais leve, mas não é bom para sua empresa, que precisa esperar meses, ou até mesmo anos, para receber o montante total do serviço prestado.

Entretanto, hoje existe o adiantamento de crédito, ou a antecipação de recebíveis, que veio com o objetivo de melhorar a saúde financeira da empresa.

A seguir, veja como funciona o adiantamento de crédito, quais os principais benefícios e a solução ideal para sua empresa.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

O adiantamento de crédito, também conhecido como antecipação de recebíveis, é uma alternativa que pode fazer com que sua empresa obtenha os recursos financeiros de que ela precisa para quitar suas pendências fiscais de maior importância, liberando espaço para investir no negócio.

Em resumo, para quem ainda não sabe o que significa antecipação de recebíveis, podemos dizer que é um adiantamento de crédito com o qual a empresa tem a possibilidade de receber o montante antes do prazo parcelado pelo cliente.

A antecipação é uma operação que garante à empresa uma quantia de dinheiro que já pertence a ela, mas que apenas estaria disponível para uso em longo prazo.

Quais os benefícios de fazer um adiantamento de crédito para a empresa?

Como citamos, uma empresa que recorre ao serviço de adiantamento de crédito consegue obter uma quantia de dinheiro que só estaria disponível em seu caixa após meses.

Essa vantagem já traz grande benefícios para empresa, tais como:

  • mais flexibilidade, pelo fato de haver mais capital disponível;
  • evita o acúmulo de juros;
  • evita solicitação de empréstimos a bancos com juros exorbitantes;
  • permite investimento na empresa.

Analisando de forma simples, é possível perceber que, com mais dinheiro no caixa, maiores são as chances de você evitar dívidas, realizar investimentos promissores e até mesmo ter uma reserva de emergência.

Muitas empresas fecharam as portas na pandemia do novo coronavírus, justamente porque estavam cheias de dívidas e não conseguiam pagá-las por falta de lucro.

O adiantamento de crédito é ainda mais confiável quando comparado a outras linhas de crédito, porque você está utilizando de um recurso que já é da sua empresa, e não pegando emprestado de alguém.

Quando recorrer à antecipação de crédito?

Um dos maiores problemas enfrentados pelos empreendedores é a falta de capital para realizar os investimentos.

Uma das situações mais recorrentes ao falarmos sobre antecipação de crédito é quando o capital de giro da empresa não é suficiente para cobrir suas dívidas acumuladas. Nesse caso, a antecipação de crédito serviria para pagar as dívidas e evitar juros exorbitantes.

Evitando juros exorbitantes e dívidas altíssimas, a sua empresa pode continuar funcionando normalmente sem recorrer a bancos e sem precisar demitir funcionários ou reduzir o estoque de seus produtos.

Depois que as dívidas são quitadas, é benéfico usar o dinheiro restante do adiantamento de crédito para investir em ideias lucrativas da empresa, a fim de obter um retorno maior no futuro.

Adiantamento de crédito x Empréstimo

Por mais que o empréstimo seja a opção mais conhecida, o adiantamento de crédito ainda é a melhor opção. Um empréstimo automaticamente cria dívidas que a empresa deve pagar a outra instituição financeira, muitas vezes com juros exorbitantes.

Na antecipação de recebíveis, as contas são apresentadas no balanço patrimonial como parte do ativo. Dessa forma, é seguro dizer que ela é apenas parte de diversas operações que se relacionam às cobranças e que devem ser feitas aos clientes da empresa.

O adiantamento de crédito é simplesmente uma operação que troca os recebíveis futuros da empresa por dinheiro, processo que aumenta a liquidez em troca de um pequeno percentual de desconto sobre o valor do recebível.

Em quais segmentos pode ocorrer a antecipação de crédito?

Geralmente, empresas de todos os portes têm o desafio de manter o fluxo de caixa saudável, mesmo precisando de recursos à vista. São elas o foco da antecipação de crédito.

O gestor financeiro responsável pode considerar a antecipação de crédito quando a empresa não tem previsão de ter capital de giro suficiente para manter as obrigações diárias do negócio, como manter funcionários ativos e realizar manutenções.

Dessa forma, o dinheiro adquirido pela antecipação de crédito consegue cobrir as despesas mais urgentes, permitindo que a empresa não interrompa seus serviços nem deixe de cumprir com as suas obrigações financeiras.

Como a MP Invest pode ajudar as pessoas nesse processo

A MP Invest oferece capital de giro a empresas por meio da compra de recebíveis, duplicatas e cheques, além da realização de empréstimos pelo MP CRED, um produto da MP Invest. Com isso, as suas vendas a prazo são transformadas em dinheiro à vista, de forma prática, rápida e sem burocracia.

Além disso, a MP Invest tem 20 anos de experiência no mercado financeiro e conta com excelentes profissionais para ajudar a sua empresa.

Quer saber mais sobre o adiantamento de crédito? Confira o nosso site ou entre em contato conosco.

Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos em nosso blog

Buscar um artigo
Assine nossa newsletter​

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Buscar