fomento mercantil

Saiba o que é fomento mercantil e como isso pode ajudar a sua empresa

Compartilhar:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Você verá no artigo

Se colocarmos de forma abrangente, a palavra fomento se estrutura como algo estimulador, incentivador, alguém ou alguma coisa que apoia e sustenta o crescimento de algum setor ou negócio. 

Fomentar o ambiente de trabalho, por exemplo, quer dizer tornar o workplace um local ativo e propício para que as ideias fluam de uma forma mais estruturada e criativa, o que, consequentemente, acaba colaborando com o desenvolvimento da empresa.

O termo fomento mercantil às vezes pode ser apresentado como fomento comercial ou factoring, mas falaremos disso mais adiante.

O que é fomento mercantil?

Explicando de forma sintetizada, podemos descrever o fomento mercantil como uma espécie de venda, à vista, dos direitos creditórios a uma terceira empresa. Sendo assim, o fomento mercantil é uma operação financeira em que a empresa antecipa os valores de boletos a receber.

Esse assunto se relaciona também com o adiantamento de crédito, sobre o qual nós preparamos um artigo excelente para você saber do que se trata e conhecer seus principais benefícios.

Com o fomento mercantil, é possível antecipar esses valores, que estariam divididos em parcelas e seriam pagos pelos clientes pouco a pouco, situação que pode acabar gerando uma demanda de capital impossível de ser alcançada.

O fomento mercantil tem como alvo apenas pessoas jurídicas (PJ) e é uma ótima alternativa para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas. Ele costuma ser tratado como uma opção que garante mais liberdade para que os negócios se planejem e implementem novas ideias na sua estrutura.

Fomento Mercantil vs Factoring vs Fomento Comercial 

Apesar dos nomes diferentes, os três são exatamente a mesma coisa. A única diferença é, geralmente, a forma como eles são chamados por grupos de profissionais diferentes.

Factoring vs FIDC

Na operação factoring só é possível atuar com capital próprio, e o FIDC (Fundo de Investimento de Direito Creditório) é uma associação de investidores em forma de condomínio organizada por uma Instituição Financeira, administrada por profissionais de mercado e regida por um regulamento.

Fomento mercantil vs Empréstimo bancário

Não é surpresa para ninguém que a primeira operação financeira que vem à nossa mente quando precisamos de dinheiro é o empréstimo bancário. Com taxas de juros altíssimas e que muitas vezes não valem a pena, os bancos lucram milhões em cima dessas dívidas.

Portanto, é importante deixar claro que o fomento mercantil não é empréstimo bancário. Como já explicamos de forma mais detalhada no nosso artigo de adiantamento de crédito, nessa operação você estará adiantando um dinheiro que já pertence à sua empresa.

Ainda, as taxas de juros dos empréstimos bancários são fixas e altíssimas, bem diferente do que acontece em uma operação de fomento mercantil, em que as taxas são personalizadas para o cliente e podem ser bem mais flexíveis.

Como funciona o fomento mercantil?

Trazendo um exemplo de operação de fomento mercantil, buscamos exemplificar e simplificar o processo.

Após fechar a venda, seja ela de um serviço ou produto, e a abertura de uma linha de antecipação, um contrato de factoring é emitido e a empresa concede os direitos creditórios para a empresa que está realizando o fomento mercantil

Isso é feito visando à obtenção do valor à vista, mas com o desconto de taxas e encargos operacionais. As figuras que compõem esse processo são:

  • Fomentadora: as factorings ou securitizadoras (fomentadoras) são, em sua maioria, financeiras que reúnem tecnologia e expertise financeira para realizar esse processo de forma simples e digital, o que reduz custos operacionais.
  • Fomentada: as fomentadas são as empresas que oferecem seus créditos e notas fiscais eletrônicas, cheque ou contratos, visando, dessa forma, adiantar os recebíveis.
  • Sacados: um sacado é uma empresa que deve arcar com os pagamentos das parcelas que serão antecipadas para os cedentes por meio das fomentadoras.

Modalidades de fomento mercantil

As duas principais modalidades são a convencional e a trustee. Na trustee, o factoring pode consistir em um ou algum dos seguintes serviços:

  • assessoria creditícia
  • assessoria mercadológica
  • gestão de crédito
  • seleção de riscos
  • administração de contas a pagar ou receber

Já na modalidade convencional, os serviços se baseiam na compra de direito creditórios resultantes de vendas mercantis ou de prestação de serviço.

Nos dias atuais, tem crescido em muito a atuação de empresas de factoring trustee, definido como uma gestão financeira e de negócios de empresa cliente da sociedade de fomento mercantil. 

Nessa modalidade, a empresa de factoring não antecipa ou garante nada aos seus clientes, limitando-se apenas a gerir os recebíveis do faturizado e depois repassá-los.

Vantagens e desvantagens do fomento mercantil para empresas

O fomento mercantil tem como principal vantagem proporcionar à empresa um bom fluxo de caixa e um crédito livre, pois, como já mencionamos, esperar longos períodos até que o dinheiro esteja disponível no caixa pode ser prejudicial à empresa.

Utilizando o fomento mercantil, as empresas ganham vantagens como:

  1. Se livrar de taxas e juros abusivos
  2. Receber pagamentos à vista
  3. Equilibrar o caixa para melhor gestão do “contas à pagar” (funcionários, impostos e fornecedores)
  4. Diminuir ou zerar o surgimento de dívidas
  5. Evitar a grande burocracia que gira nos empréstimos bancários

Já como desvantagem, algumas pessoas podem não ter background suficiente para confiar seu dinheiro a instituições fora os bancos tradicionais, o que de certa forma pode ser justificado por ser uma operação financeira desconhecida por alguns.

Agora que você já sabe como é importante demandar atenção para o fomento mercantil , entre em contato conosco e conheça as nossas oportunidades financeiras.

Conheça a MP Invest

A MP Invest é uma empresa que atua fazendo a antecipação de recebíveis, com trabalho focado em auxiliar pequenas e médias empresas. O capital de giro da MP Invest é obtido pela compra de recebíveis, duplicatas, cheques e contratos. Assim, consegue atuar sem a necessidade de juros abusivos.

Trabalhamos de forma transparente e com excelentes custos, tornando-nos parceiros e auxiliando as empresas no seu dia a dia e crescimento.

Uma das grandes vantagens de recorrer à empresas de antecipação de recebíveis, assim como a MP Invest, é a facilidade e rapidez no recebimento de dinheiro, sem a necessidade de parcelas altas ou taxas extras, como as cobradas em empréstimos bancários.

O objetivo da MP Invest é atender às necessidades de cada cliente, entendendo as suas demandas e lidando com linguagem simples e de fácil entendimento.

Além disso, a MP Invest possui uma plataforma de análise de crédito moderna e online que permite realizar operações sem burocracia, com acompanhamento em tempo real e em menos de 45 minutos, com transações em formato 100% digital, para você saber exatamente quanto irá custar sua operação antes de realizá-la.

Se você ainda tem dúvidas, acesse o nosso site ou entre em contato conosco para mais informações.

Fale com um especialista

Gostou do nosso conteúdo? Leia também:

Até a próxima!

Buscar um artigo
Assine nossa newsletter​

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Buscar