Quem tem seu próprio negócio sabe como é a rotina na parte financeira. Contas, pagamentos, recebimentos e várias outras responsabilidades acontecem no dia a dia e, em todos esses momentos, o fluxo de caixa está presente.
Ter saldo em caixa é uma das melhores formas de manter a sua empresa segura, principalmente se seus planos são que ela continue a crescer. Por isso, o planejamento é essencial para que isso possa acontecer.
Além disso, evita que os imprevistos que surgem na rotina possam afetar a saúde da sua empresa. Problemas com fluxo de caixa podem gerar muita dor de cabeça, não só para pagamentos, mas para estoque e manutenção da empresa.
Vamos falar mais sobre a importância de ter sempre um bom fluxo de caixa e como isso é importante para a empresa. Aproveite a leitura!
Por que é importante manter dinheiro no caixa?
Ter o controle financeiro da empresa é essencial para todos os tipos de negócio. Dinheiro em caixa significa que a sua empresa está pronta para imprevistos e ainda para investir em crescimento.
Além disso, ter dinheiro em caixa ajuda a manter as contas em dia, evitando os boletos em atraso, que são um grande pesadelo para os empresários. Problemas gerados pela falta de pagamento vão desde multas até suspensão de serviços.
Com dinheiro em caixa, o empreendedor tem mais controle sobre a expansão dos negócios. Assim, fica fácil investir em mão de obra qualificada e qualificar a já existente, aumentar o estoque, fazer reformas e até abrir novas filiais.Não há como controlar os imprevistos que podem surgir no dia a dia de uma empresa; no entanto, a falta de pequenos insumos e problemas maiores, como aparelhos quebrados e outros, podem ser evitados com um bom fluxo de caixa.
Quais são os problemas causados por pouco dinheiro em caixa?
A falta de dinheiro em caixa pode ser um pesadelo para quem tem seu próprio negócio, seja ele de pequeno ou médio porte. Vamos ver alguns dos problemas causados por um fluxo de caixa ruim.
Contração de dívidas com juros altos
Com um baixo fluxo de caixa, as dívidas certamente vão aumentar. Com isso, além do acúmulo de boletos atrasados, juros e multas vão correr e aumentar ainda mais o valor da dívida, podendo virar a famosa bola de neve.
Ficar sem estoque
Imagina ter uma loja sem produtos ou estoque? Isso pode ser reflexo de uma gestão ruim das finanças, o que leva à falta de insumos para movimentar os negócios. Sem dinheiro não há como repor as mercadorias, o que pode até mesmo à falência.
Problema com salários
Ficar sem fluxo de caixa também pode causar sérios danos aos pagamentos de seus funcionários. A falta de dinheiro pode gerar dívidas trabalhistas e até mesmo desconforto nos colaboradores, inclusive diminuindo a produtividade.
Não crescer
Imagina ter um negócio que não sai do lugar? Não cresce, não ganha clientes, não aumenta estoque, enfim, não evolui. Isso pode acontecer com empresas que não têm uma boa gestão financeira e nem dinheiro em caixa.
Processos
Dívidas e atrasos nos pagamentos podem gerar processos. Eles podem vir de parceiros e até mesmo de funcionários, e, além de dor de cabeça, podem ocasionar mais gastos.
[Aprenda a cuidar da saúde financeira da sua empresa]
Perda de clientes
Sem dinheiro em caixa, os produtos perdem a qualidade, gerando uma gradativa perda de clientes, que estão sempre assíduos por novidades.
Perda de estoque e mercadorias
Agora imagina perder clientes, funcionários e até espaço. Além de tudo isso, esses problemas podem fazer você perder mercadorias e produtos em estoque, que não terão mais a saída necessária e podem acabar se perdendo com o tempo.
ez, passa a ser responsável pelo envio da cobrança e recebimentos da empresa no prazo, repassando antecipadamente os valores que seus clientes só viriam a receber no futuro.
A antecipação de recebíveis é uma das melhores opções para solucionar problemas de caixa vazio; além disso, oferece juros bem mais baixos do que os de empréstimos bancários, evitando as longas parcelas dessas operações.
A antecipação de recebíveis não é uma modalidade de empréstimo. Essas operações, feitas por instituições bancárias, envolvem muito mais burocracias. Algumas vezes, você ainda precisa justificar o motivo do pedido.
Outra facilidade é que a antecipação de recebíveis não exige garantias. Isso porque a transação é feita envolvendo as três partes: o cliente, a MP e a empresa pagadora. Com isso, os próprios recebíveis já são a garantia da operação.
Entre em contato e saia do vermelho
A MP Invest é uma empresa que tem o cliente como prioridade. São centenas de clientes atendidos e com problemas solucionados pela MP; por isso, a sua especialidade é a necessidade de cada caso.
Para entrar em contato com a MP e nunca mais ficar sem dinheiro em caixa, basta acessar o nosso site e fazer o seu orçamento ou tirar mais dúvidas. A MP sempre tem uma solução financeira que se encaixa no perfil da sua empresa.