Venda a vista

Venda à vista: vantagens para quem vende por essa modalidade

Compartilhar:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Você verá no artigo

A venda à vista é importante para empresas que buscam diminuir custos e fazer o dinheiro entrar no caixa de maneira mais acelerada. Essa modalidade é diferente da venda a prazo, que pode atrair e fidelizar mais clientes.  

A seguir, explicaremos como é possível formar um preço de venda à vista e quais são os tipos de desconto que valem a pena nesse modelo. Também traremos dicas de como dar desconto sem comprometer o capital da sua organização. 

Ainda iremos tratar sobre as principais vantagens da venda à vista e faremos uma comparação com os benefícios de vender a prazo. Boa leitura!

Como formar um preço de venda à vista?

Para formar o preço de um produto ou serviço, é necessário ter em vista a necessidade de resgatar todos os gastos. Além disso, é necessário integrar os gastos fixos e ainda atingir a meta de lucro.

No entanto, não é indicado apenas somar todos os elementos de custo para delimitar o preço de venda. É importante levar em conta quanto este investimento cresce com o tempo, a chamada taxa de aplicação do dinheiro.

Portanto, o valor da venda à vista será equivalente à soma de todos os gastos fixos e variáveis com o lucro, com preços da data do recebimento.

Quais descontos valem a pena oferecer na venda à vista? 

O desconto na venda à vista pode ser interessante para as empresas em algumas ocasiões, que detalharemos a seguir:

Itens vendáveis

Uma boa alternativa para promover o crescimento das vendas no seu negócio é conceder descontos em produtos “vendáveis” (aqueles que apresentam maior saída e são mais conhecidos pela clientela). Geralmente, são opções mais baratas do que o restante do estoque. 

Itens rentáveis

Por outro lado, os itens conhecidos como “rentáveis” são úteis para conquistar novos clientes para a sua empresa. Esse tipo de produto não é o mais vendido, mas apresenta uma margem de lucro melhor. 

São itens mais elaborados e valorizados pelos clientes. Ao dar desconto nessas peças, é possível cativar pessoas que não costumavam comprar na sua empresa. 

Evite produto recém-lançado

Não é recomendado dar desconto na venda à vista de produtos recém-lançados. Se você vender um item com preço reduzido já no lançamento, não será possível comercializar pelo preço cheio depois. Neste caso, é indicado elaborar ofertas exclusivas, como brinde e degustação.

Como oferecer desconto sem comprometer o capital

É preciso tomar alguns cuidados na hora de promover um desconto, para não afetar o capital da sua empresa. Inicialmente, é interessante avaliar qual o objetivo desse tipo de ação. Avalie se a promoção deve apenas atrair novos clientes ou gerar lucro.

Um exemplo é a venda do produto pelo preço de custo, quando o seu negócio precisa de um capital de giro de maneira imediata. Para que a promoção dê lucro, basta que o desconto seja menor que a margem de lucro do produto. 

Para aumentar as vendas e não comprometer o caixa, é recomendado utilizar a técnica da oferta progressiva: quanto mais o cliente compra, maior o desconto. O impacto da redução do preço acaba sendo reparado pelo crescimento nas vendas. 

Outro ponto que merece atenção é a duração da promoção. É importante definir se a oferta vai durar dias, semanas ou meses. Uma promoção muito longa, no entanto, pode ser entendida pelo cliente como um preço fixo e desvalorizar o seu produto.

Portanto, é necessário ter objetivos diários e controle do limite de duração do desconto oferecido. A depender dos resultados, você pode decidir se irá estender a promoção ou não.

Vantagens das vendas à vista e a prazo 

Vantagens na venda à vista

Concilie diferentes formas de pagamento

O desconto à vista pode valer a pena quando você pode conciliar várias formas de pagamento, de modo a atrair mais clientes. A Lei nº 13.455/17 estabeleceu que os lojistas podem escolher oferecer valores diferentes para um mesmo produto conforme a forma que o cliente pagar: dinheiro ou cartão.

Dinheiro entra no caixa mais rápido

A venda à vista com desconto fará com que a sua empresa receba o valor no momento da compra. Essa situação é bem diferente das vendas via cartão de crédito, quando o seu negócio precisa esperar para receber os valores. Nesse período, o dinheiro deixaria de estar disponível para ser empenhado em investimentos, o que diminui o capital de giro.  

Diminuição de custos

Ao conceder desconto no pagamento à vista, é possível diminuir os custos devido à redução do pagamento de taxas. Você não precisará custear a infraestrutura para vender com cartões de crédito e débito, nem o aluguel da máquina. 

Vantagens na venda a prazo

Atrair mais clientes

Ao oferecer a venda a prazo, você pode atrair mais clientes. Isso acontece porque o consumidor pode não estar preparado financeiramente para comprar à vista naquele momento. Desse modo, a venda com um prazo maior de pagamento pode tornar a compra viável para mais pessoas.

Fidelização

Outra vantagem desse tipo de venda é a possibilidade de fidelização. Você pode gerar uma relação de maior proximidade e confiança com o consumidor. Também é possível oferecer garantias de recebíveis a longo prazo. Com isso, você pode ainda melhorar a relação de negociação com fornecedores. 

Qual é o melhor momento para vender à vista na minha empresa?

Para escolher se é mais adequado para a sua empresa adotar a modalidade de venda à vista, é necessário avaliar em qual condição está o seu negócio. Essa modalidade pode garantir maior liberdade financeira à sua organização. Com isso, também reduz a necessidade de a sua empresa buscar empréstimos

Em momentos de baixa demanda de clientes, essa pode ser uma boa opção para manter a empresa em funcionamento. Com mais recursos em caixa, ainda é possível obter melhores preços com fornecedores.

Por outro lado, o pagamento à vista pode não atrair tantos clientes, já que muitos apenas têm condições de pagar a prazo. Desse modo, é importante avaliar qual é a prioridade do seu negócio no momento. 

Ficou claro quais descontos valem a pena oferecer ao cliente na venda à vista? Para um bom gestor de negócios, é importante ter sempre disponíveis as melhores opções para crescimento da empresa. Entre em contato conosco e conheça as nossas oportunidades financeiras.

Conheça a MP Invest

A MP Invest é uma empresa que atua fazendo a antecipação de recebíveis, com trabalho focado em auxiliar pequenas e médias empresas. O capital de giro da MP Invest é obtido pela compra de recebíveis, duplicatas, cheques e contratos. Assim, consegue atuar sem a necessidade de juros abusivos.

Trabalhamos de forma transparente e com excelentes custos, tornando-nos parceiros e auxiliando as empresas no seu dia a dia e crescimento.

Uma das grandes vantagens de recorrer à empresas de antecipação de recebíveis, assim como a MP Invest, é a facilidade e rapidez no recebimento de dinheiro, sem a necessidade de parcelas altas ou taxas extras, como as cobradas em empréstimos bancários.

O objetivo da MP Invest é atender às necessidades de cada cliente, entendendo as suas demandas e lidando com linguagem simples e de fácil entendimento.

Além disso, a MP Invest possui uma plataforma de análise de crédito moderna e online que permite realizar operações sem burocracia, com acompanhamento em tempo real e em menos de 45 minutos, com transações em formato 100% digital, para você saber exatamente quanto irá custar sua operação antes de realizá-la.

Se você ainda tem dúvidas, acesse o nosso site ou entre em contato conosco para mais informações.

Fale com um especialista

Gostou de nosso conteúdo? Leia também:

Até a próxima!

Buscar um artigo
Assine nossa newsletter​

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Buscar