5 dicas fundamentais para lidar com clientes inadimplentes

5 dicas fundamentais para lidar com clientes inadimplentes

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Negócios de quaisquer tamanhos se deparam com a necessidade de pensar sobre como lidar com clientes inadimplentes.

A gestão financeira deve considerar esse fator recorrente para criar estratégias com o objetivo de evitar atrasos e promover acordos pacíficos.

Entretanto, nem sempre será possível evitar a inadimplência. Por isso, é fundamental conhecer medidas para lidar com esse tipo de situação e possibilitar tomadas de decisão mais rápidas e com menos riscos.

Leia este artigo até o final para conferir 5 dicas sobre como lidar com clientes inadimplentes de forma eficiente.

Por que é importante criar um processo de cobrança dentro do seu negócio?

Realizar as cobranças de clientes inadimplentes pode ser um desafio para muitas organizações. Algumas optam até pela terceirização desse serviço.

Mas, para as que seguem de forma interna, para reduzir erros e otimizar as ações desse processo, é fundamental definir um planejamento com objetivos e passos previamente determinados.

Um manual específico de cobrança que preveja situações problemáticas e opções para solucioná-las é fundamental para evitar prejuízos, assim como um processo de cobrança bem definido para evitar atrasos e orientar as organizações sobre como lidar com clientes inadimplentes.

Determinar, também, um passo a passo a ser realizado desde o dia da concretização da venda, reforçando uma comunicação eficiente antes da data de vencimento das contas promove o interesse dos clientes em manter os débitos em dia.

5 dicas de como negociar com clientes inadimplentes

O ideal é evitar a inadimplência por meio de medidas, como análise de perfil e definição prévia de multas para escapar de clientes que já tenham esse tipo de histórico.

Uma vez que já tem pagamentos em aberto, é necessário adotar ações estratégicas para contornar a situação e chegar a um ponto interessante para o seu negócio e para o cliente.

Confira 5 dicas essenciais sobre como lidar com clientes inadimplentes.

1. Invista no atendimento ao cliente

Os colaboradores devem ser treinados para oferecer um atendimento ao cliente de qualidade e eficiente.

Todas as condições de pagamento, incluindo as datas e as consequências da inadimplência, devem ser explanadas de forma clara e objetiva desde a concretização da venda, para que os clientes estejam cientes do processo.

Além do mais, uma comunicação eficiente é capaz de promover parcerias sólidas pelas quais é muito mais simples negociar situações financeiras delicadas.

2. Faça contratos

Mais especificamente para a prestação de serviços, é importante só iniciar os trabalhos após a assinatura do contrato, e os produtos só devem ser liberados após a confirmação do pagamento.

O contrato de prestação de serviços ou de venda de produtos deve conter todas as obrigações da empresa e do cliente, incluindo as datas de pagamento e os efeitos do atraso.

Isso assegura os direitos tanto da empresa quanto do consumidor e protege o seu negócio em caso de inadimplência.

3. Estimule o pagamento em dia com recompensas

Elabore um plano para oferta de recompensas para pagamentos adiantados e em dia. Essas informações devem ser passadas imediatamente aos clientes, até mesmo como uma vantagem por adquirir um produto/serviço em sua empresa. Acredite, essa é uma das melhores formas de como lidar com clientes inadimplentes.

Se a data de vencimento de um determinado cliente é todo dia 15 do mês, e o seu valor mensal é R$ 1.500, você pode oferecer um percentual para desconto se o cliente realizar o pagamento no quinto dia útil do mês.

Isso pode estimular os clientes a realizarem os pagamentos em dia para economizar.

O cliente que estiver com as contas em dia pode receber brindes, ser notificado sobre novos serviços antes dos outros ou até mesmo ter descontos progressivos nas próximas compras.

4. Envie lembretes sobre o vencimento

Mantenha contato com os seus clientes, inclusive para lembrá-los do plano de recompensas de pagamentos adiantados e das datas de vencimento.

Dessa forma, muitos clientes que ficariam sem pagar por falta de organização e/ou de recursos vão ter várias oportunidades para reavaliar as suas finanças e adotar as medidas necessárias para efetuar os pagamentos em dia.

5. Ofereça opções

A perda de recursos financeiros é uma das principais causas da inadimplência e isso deve ser levado em conta.

Portanto, em seu plano de cobranças, defina opções diferentes para que os clientes inadimplentes tenham condições de regularizar a situação.

É possível trocar a data de vencimento, parcelar as dívidas e/ou interromper os serviços até a regularização.

A sua empresa pode também recorrer a estratégias para evitar os impactos negativos da inadimplência, como a contratação do serviço de antecipação de recebíveis da MP Invest.

Antecipação de recebíveis: uma alternativa para a sua empresa

Muitas vezes, a maioria das vendas são realizadas a prazo. Isso faz com que o seu negócio fique muito tempo sem fortalecer o fluxo de caixa. Além disso, há um risco de sofrer com a inadimplência e precisar recorrer a empréstimos para manter a empresa ativa.

Com a antecipação de recebíveis da MP Invest, por exemplo, a sua empresa recebe de uma só vez o valor total que receberia a prazo, injetando um valor significativo no fluxo de caixa e evitando os juros de um empréstimo.

Ademais, esse tipo de serviço pode fazer parte do planejamento financeiro da sua empresa como medida para o seu negócio ter uma segurança em caso de muitos clientes não pagarem pelos serviços/produtos contratados.

A antecipação de recebíveis, além de ser um recurso estratégico para lidar com a inadimplência, oferece outras vantagens como:

  • juros acessíveis
  • menos burocracia
  • sem longas parcelas
  • mais liquidez
  • redução dos riscos

Dessa forma, o seu negócio vai ter o suporte financeiro que necessita, adiantando os valores que seriam recebidos a prazo, sem as taxas de um empréstimo e criando mais segurança para o seu negócio saber como lidar com clientes inadimplentes.

Na MP Invest, além da antecipação de recebíveis, você conta com duplicatas e cheques e empréstimos por meio do MP Cred, um produto da MP Invest. Com isso, as suas vendas a prazo são transformadas em dinheiro à vista, de forma prática, rápida e sem burocracia.

Para mais informações, entre em contato conosco ou acesse o nosso site.

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