Existem diversas dúvidas sobre factoring que são consideradas bem comuns. Afinal, esse tipo de serviço não tem tanta divulgação quanto às soluções apresentadas pelos bancos, por exemplo.
Por isso, é natural que muitas pessoas, quando descobrem a possibilidade do fomento, não entendam por que ele é vantajoso, se podem contratar e até mesmo o que é preciso para conseguir efetuar a contratação.
A fim de responder a essas e outras dúvidas a respeito do factoring, reunimos, neste artigo, todas as principais perguntas sobre o assunto. Aproveite a leitura!
Todas as dúvidas sobre factoring em um só lugar
Abaixo, você poderá conferir as principais dúvidas sobre a antecipação de recebíveis.
Como funciona o factoring?
O factoring, também chamado de fomento mercantil ou antecipação de recebíveis, é um serviço com o objetivo de proporcionar liquidez a empreendedores, principalmente os de pequeno e médio portes.
A operação consiste em três partes distintas, sendo elas:
- a que compra o crédito (factor), também conhecida como agência de fomento;
- aquela que cede seus recebimentos futuros (aderente), também chamada de fomentado;
- a pessoa que deu origem à dívida (devedora), também conhecida como sacado.
A formalização do serviço ocorre quando a agência assina o contrato de fomento ou de faturização com o aderente no qual estão registradas as condições gerais do negócio.
Embora pareça uma espécie de empréstimo, a factor não é uma instituição financeira. Logo, a operação não pode ser categorizada como empréstimo.
Vale a pena investir em factoring?
Apesar de essa ser uma decisão que deve ser tomada baseada na realidade do momento em que o negócio se encontra, vale muito a pena investir em factoring.
O serviço oferece uma série de vantagens ao empreendimento, além do fato de aumentar o seu fluxo de caixa, permitindo que trabalhe com valores mais assertivos na hora de investir e tomar decisões relacionadas ao futuro do negócio.
Quem pode solicitar a antecipação de recebíveis?
Qualquer negócio, independentemente do seu porte ou estágio, pode solicitar a contratação do factoring. Desde que, é claro, a marca já esteja em funcionamento.
Factoring é uma atividade legalizada?
Antecipação de recebíveis é uma atividade legalizada, que recolhe impostos e segue as diretrizes necessárias para preservar o direito dos consumidores.
Existe um mito em que se associa esse serviço com agiotagem, que é uma atividade ilegal. Mas isso não é verdade.
O caminho mais seguro para se trabalhar com empresas de fomento é procurar por companhias consolidadas no setor, tal como a MP Invest.
Os juros de uma factoring são menores?
Na verdade, os juros não são mais baixos nesse caso. As empresas que trabalham com o serviço cobram o fator de compra (ou deságio). É dessa quantia que a factor tira a sua remuneração.
Em razão disso, a cobrança adicional pelo serviço é muito menor quando comparada às taxas dos bancos, tornando esse serviço muito mais atraente para as empresas.
Quais são as vantagens de antecipar recebíveis?
Assim como qualquer outra operação que envolva recebimento de capital, o fomento dispõe de diversos pontos positivos e negativos. Para que se possa tomar a decisão de contratar ou não o serviço, é preciso entender seus prós. São eles:
- possibilidade de manter as contas em dia e evitar juros abusivos;
- transferência do risco de inadimplência;
- maior disponibilidade para que outros temas relevantes da empresa estejam em foco.
É preciso emitir boleto para o cliente após a negociação?
Não. O que a factor faz é a aquisição de títulos creditórios de seus clientes, que funcionam como garantia de recebimento. Do valor total da transação, será descontada uma taxa de serviço mediante a transação.
Após isso, o outro trabalho da fomentadora será cobrar a dívida do devedor, para que este honre o acordo original.
Quais recebíveis podem ser antecipados?
Qualquer título de crédito que não seja do próprio emitente pode ser utilizado em uma transação de antecipação de recebíveis.
Fazer a troca de cheques, por exemplo, que pertençam ao emitente é considerado agiotagem, por violar a legislação. Já um cheque que foi emitido por terceiros e que seja referente a uma venda realizada pelo cliente da factor é aceito como garantia.
Qual é o porte da empresa que pode solicitar antecipação?
Geralmente, esse é um serviço buscado por empresas de pequeno e médio portes, principalmente em seu estado inicial e que ainda não tem linhas de crédito.
Porém, o fomento pode ser contratado por qualquer empresa que deseja aumentar seu fluxo de caixa, trabalhar com valores maiores, realizar investimentos, entre outros motivos.
A factoring faz análise de crédito?
Apesar de menos burocrática, a análise de crédito também é feita por uma empresa que trabalha com factoring.
Como a garantia do adiantamento é um título de crédito atrelado a bens ou serviços, o risco é menor, o que facilita na aprovação e liberação do recurso solicitado à factoring.
Vantagens de realizar o serviço de factoring com a MP Invest
Na MP Invest, oferecemos muito mais que apenas as vantagens de uma antecipação de recebíveis.
Com mais de 10 anos de experiência em soluções financeiras de diversos tipos, somos uma empresa que preza pela confiança, segurança, agilidade e qualidade de nosso atendimento.
Além disso, contamos com uma equipe experiente, profissional e totalmente qualificada, que saberá ajudar você e trazer as melhores opções possíveis.
Estamos focados em resolver o seu problema da forma mais ágil e eficiente possível, pois entendemos que, se nos procurou, é porque precisa de uma solução.
Venha descobrir tudo o que a MP Invest pode fazer por você. Entre em contato agora mesmo e saiba mais a respeito de nossas soluções.