A aplicação da estratégia do desconto de duplicatas é uma forma vantajosa de manter empresas que realizam vendas a prazo funcionando.
Essa é uma modalidade interessante para quem precisa de dinheiro para aplicar no negócio. Quer entender melhor o tema? Continue lendo para descobrir o que é a antecipação de duplicatas e se essa estratégia vale mesmo a pena.
O que é duplicata?
A duplicata é um documento emitido com a nota fiscal por uma empresa que vende uma mercadoria ou presta um serviço a outra. Ela funciona como prova do contrato de compra e venda entre as partes, na qual consta o valor a ser pago e o vencimento do título.
A duplicata mercantil funciona como um título de crédito que pode ser emitido por um banco para o seu pagamento.
Existem dois tipos de duplicatas:
- Duplicata de venda mercantil (DM): documento emitido quando há vendas de mercadorias.
- Duplicata de serviços (DS): documento emitido quando há um serviço prestado entre duas partes.
Como funciona a antecipação de duplicatas?
O desconto de duplicatas é um serviço financeiro no qual uma instituição financeira antecipa o valor de uma duplicata por meio da compra deste título. Ele é oferecido para empresas, principalmente de pequeno e médio porte, que procuram antecipação de recebíveis, sobretudo dos valores de vendas parceladas.
Entretanto, vale ressaltar que o valor pago por meio do desconto de títulos não é integral, pois sofre incidência de taxas e juros.
Esse procedimento do desconto de duplicata é uma ótima solução para melhorar o fluxo de caixa da empresa, além de servir para realizar diversas melhorias no negócio.
Vale a pena ter as duplicatas descontadas?
Como o desconto de duplicatas não é uma modalidade de compra e venda, o banco ou a instituição financeira conta com o direito de ser ressarcido caso a duplicata não seja liquidada.
É um risco que a empresa assume de reembolsar a dívida, independentemente do que acontecer, com a incisão dos juros e dos outros encargos financeiros. Isto é, a própria empresa terá que fazer a cobrança da duplicata, e enquanto a dívida não for quitada, as taxas e os encargos deverão continuar sendo pagos.
Além disso, é necessário ter excelente organização e planejamento financeiro. Afinal, os impostos e as taxas incidem no valor à vista e, caso não ocorra o pagamento das vendas a prazo, por exemplo, sua empresa ainda precisa pagar o banco.
Entretanto, o desconto de duplicatas oferece muitas vantagens. Confira:
- evitar o pedido de empréstimos (os encargos são maiores);
- obter um maior poder de negociação com os seus fornecedores;
- manter o contas à pagar e folha de duncionários em dia;
- ter flexibilidade na manutenção das estratégias de atrair novos clientes, tal como a venda a prazo.
Por que utilizar o desconto de duplicatas?
Confira algumas vantagens de utilizar o desconto de duplicatas.
Melhores opções de crédito
As taxas são acessíveis e o processo exige menos burocracia. Por conta disso, o desconto de duplicatas é uma estratégia muito utilizada pelas empresas.
Ainda assim, é importante salientar que o valor recebido não será o total, pois há o desconto de taxas e juros.
Adiantamento de recebíveis
Essa é uma das principais vantagens de ter as duplicatas descontadas, pois a sua empresa recebe capital que só estaria disponível no futuro.
Com isso, é proporcionado o capital de giro para a sua empresa, principalmente com negócios que realizam vendas a prazo, o que garante o pagamento de contas e dos gastos que não foram previstos.
Fluxo de caixa saudável
O fluxo de caixa determina os gastos e os lucros. Ele é realizado por meio de planejamentos e estratégias e proporciona um conhecimento de toda a movimentação financeira, inclusive se haverá prejuízos.
Com a duplicata descontada é possível manter um fluxo de caixa positivo, pois a sua empresa receberá o capital de giro antecipadamente, podendo manter a estratégia de venda a prazo.
Além disso, o desconto de duplicata proporciona capital extra, que possibilita maior poder de negociação com clientes e fornecedores.
Quais são as taxas fixadas?
As taxas fixadas são os encargos financeiros mais comuns ao realizar o desconto de uma duplicata para uma empresa. Os principais encargos são:
IOF
A sigla IOF significa Imposto sobre Operações Financeiras e consiste em um tributo federal. No caso do desconto de duplicatas, o IOF é cobrado de duas formas: 0,38% no valor total da operação ou com a média de 0,0041% por dia em cima da operação, chegando a até 1,5%.
Juros
Os juros são uma cobrança do dinheiro no tempo. No caso do desconto das duplicatas, o valor dos juros acordado é dividido pelo número de dias do mês e multiplicado pelo prazo de cada duplicata mercantil para o período. Por exemplo:
Se os juros são de 3% ao mês, inicialmente precisamos dividir a taxa por 30 dias considerando os juros simples. Depois, multiplicaremos pelo prazo da duplicata, que é contado do dia da operação até o vencimento do título, que seja 90 dias. Então, teremos:
- 3% (taxa ao mês) divididos por 30 (dias) = 0,1% ao dia.
- 0,1% (taxa ao dia) multiplicado por 90 (prazo da operação) = 9% para o período. Após esse processo, é só multiplicar a taxa de período pelo valor da duplicata.
- 9% (taxa para o período) multiplicado por R$ 3.000 (valor da operação) = R$ 270,00.
Taxa administrativa
A taxa administrativa ou a taxa de abertura de crédito (TAC) é a tarifa fixa, informada pela empresa bancária, no momento da contratação do desconto de duplicatas.
A taxa é a forma do banco cobrir algumas despesas dessa operação.
Desconto de duplicatas: uma estratégia financeira inteligente
Vale muito a pena escolher o desconto de duplicatas como uma estratégia financeira. O mais importante nesse processo é escolher a empresa ou o banco que garantirá mais vantagens e segurança para a sua instituição.
Assim, a MP Invest é uma excelente opção no mercado para quem busca o serviço de desconto de duplicata. A MP Invest tem uma negociação sem burocracia, oferecendo excelentes taxas e até isenção de IOF (consulte mais informações com um especialista).
Para mais informações sobre desconto de duplicatas, acesse o nosso site e confira os nossos serviços.
Conheça a MP Invest
A MP Invest é uma empresa de factoring que oferece capital de giro por meio da compra de recebíveis, duplicatas e cheques, além da realização de empréstimos. Com esses serviços, as suas vendas a prazo são transformadas em dinheiro à vista, de forma prática, rápida e sem burocracia.
Você precisa solicitar crédito de forma ágil e sem complicações? Entre em contato conosco e impulsione o seu negócio.