Fomento Comercial

Fomento comercial: conheça os benefícios dessa prática que adianta seus recebíveis

Compartilhar:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Você verá no artigo

O processo para obtenção do lucro das vendas de uma empresa pode ser um pouco demorado. Entretanto, mesmo que o rendimento não venha de forma instantânea, existem gastos que são rotineiros, como a compra de equipamentos e insumos, a contratação de mão de obra, os pagamentos habituais, entre outros. 

Pensando nisso, surgiu o fomento comercial, uma prática na qual empreendedores conseguem ter os valores que seriam pagos de forma mais rápida. Essa atividade também é conhecida como factoring ou fomento mercantil.

O processo é feito por meio de uma empresa de fomento, que antecipa os valores que você receberia dos seus clientes, pela compra dos seus recebíveis. 

Neste artigo, vamos falar mais um pouco sobre o fomento comercial, como funciona e as suas principais modalidades. Boa leitura!

O que é fomento comercial?

O fomento comercial é uma prática na qual uma empresa vende as suas contas a receber. Basicamente, uma empresa de fomento adquire essas contas que a empresa já iria obter e adianta para ela o valor à vista.

Esse processo, que é muito conhecido pelos nomes de fomento mercantil ou factoring, pretende ajudar pequenas e médias empresas que precisam de respiros financeiros.

Como funciona?

Vamos dar um exemplo: uma empresa que vende embalagens em geral realiza uma venda grande, mas o acordo é que esse cliente pague em prazos como de 30, 60 ou até 90 dias.

Entretanto, essa empresa precisa de fundos para continuar produzindo mais embalagens para outros clientes; para isso, ela necessita dos pagamentos desse produto que já foi vendido. É nesse momento que entra o fomento mercantil.

A empresa de factoring é acionada, analisa as vendas que seriam pagas à prazo e, estando tudo de acordo com as análises de crédito, entra em contato com o comprador pedindo autorização para o desconto.

Logo, temos três partes envolvidas em um processo chamado de sociedade de fomento mercantil:

  • Fomentadora: empresa que compra os recebíveis
  • Cedente: empresa que cede os recebíveis e recebe os valores adiantados
  • Sacado: cliente que pagará a empresa de fomento

Ao final, se o sacado e o cedente autorizarem a operação, o fomento comercial acontece. Assim, o empreendedor consegue seu pagamento mais rapidamente, e o cliente não tem nenhuma alteração nas datas acordadas.

Quais são as modalidades do fomento comercial?

O fomento pode ser categorizado em algumas modalidades, que variam de acordo com as suas características, confira!

Convencional

Essa é a modalidade mais comum de fomento. Nela, a compra de títulos é feita entre as partes por meio de um contrato. Ao final, o dinheiro é pago pela empresa de fomento comercial, que mais tarde receberá o valor do sacado.

Matéria-prima

Aqui, a empresa fomentadora atua como intermediadora entre a empresa e os seus fornecedores, fazendo os pagamentos diretamente a eles. Da mesma forma, ela receberá os pagamentos mais tarde, mas poderá receber o valor acrescido de lucros.

Exportação

Esse processo acontece quando empresas que exportam bens ou serviços fazem negócios com outros países. Ao ser contratada, a empresa de fomento mercantil entra em contato com outra empresa de fomento, no país onde o serviço foi solicitado, para que ela analise a reputação do cliente.

Após essa aprovação, a empresa do país de origem transfere os valores para a empresa cedente. Nessa operação, a empresa de fomento, além de assumir os riscos, desconta o necessário dos valores pagos para a realização da operação. 

Maturity

Essa modalidade é muito usada por empresas que não querem se envolver nas operações de cobrança. Aqui, a empresa de fomento comercial assume todas as responsabilidades de cobrança do sacado.

Trustee

Essa modalidade é uma espécie de junção da convencional com a maturity. Aqui, a empresa de fomento comercial fica responsável pela gestão do contas a receber e o contas à pagar e ainda pode oferecer serviços de consultoria administrativa e financeira.

Quais as vantagens do fomento mercantil?

Esse procedimento oferece vantagens para as empresas contratantes. Veja a seguir.

Menos dor de cabeça

Após aprovadas, as cobranças do factoring podem ser feitas pela empresa ao sacado. Dessa forma, auxiliando o cedente e diminuindo as suas dores de cabeça.

Capital para investimento

O fomento mercantil ainda possibilita que as empresas tenham mais capital de giro para investir em outras áreas, como mão de obra, maquinários, cursos, tecnologias, entre outras coisas.

Evita empréstimos

Optar por um processo de fomento mercantil pode ser muito mais vantajoso do que recorrer a um empréstimo bancário. Isso porque essa modalidade envolve altas taxas de juros e parcelas longas, além de muita burocracia.

Quais são os principais mitos sobre o fomento? 

Apesar de ser um procedimento que vem auxiliando muitos empreendedores e ajudando-os a crescer, ainda existem muitos mitos sobre o fomento mercantil. Acompanhe!

O fomento mercantil é uma financeira?

MITO! As empresas de fomento comercial não são financeiras e não atuam como tal.

O factoring é agiotagem?

MITO! As empresas de fomento comercial atuam dentro de todas as leis, visando o crescimento das empresas e aos benefícios para a economia do país.

Posso ser ameaçado por uma empresa de fomento?

MITO! As empresas são totalmente profissionais. Qualquer cobrança é feita dentro dos termos legais. Caso você sofra algum tipo de ameaça, isso deve ser denunciado imediatamente.

Como a MP Invest pode ajudar a sua empresa

Atuando com auxílio a empresas de diversos portes, a MP Invest pode ser a solução para quem busca a antecipação de recebíveis.

A MP Invest oferece o fomento mercantil por meio da compra de recebíveis como:

  • Duplicatas
  • Cheques
  • Contratos

É importante ressaltar que os processos de análise da MP Invest são rápidos, possibilitando respostas para o cliente em menos de 45 minutos.

Contando com um time capacitado para ajudar o cliente, a MP Invest pode ser contatada pelo site, onde você consegue acompanhar o passo a passo do processo de análise.

Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe

Se você gostou deste artigo, confira outros títulos que podem lhe interessar: 

Conheça a MP Invest

A MP Invest é uma empresa que atua fazendo a antecipação de recebíveis, com trabalho focado em auxiliar pequenas e médias empresas. O capital de giro da MP Invest é obtido pela compra de recebíveis, duplicatas, cheques e contratos. Assim, a empresa consegue atuar sem praticar juros abusivos.

Trabalhamos de forma transparente e com excelentes custos, tornando-nos parceiros e auxiliando as empresas no seu dia a dia e crescimento.

Uma das grandes vantagens de recorrer a empresas de antecipação de recebíveis como a MP Invest é a facilidade e rapidez no recebimento de dinheiro, sem a necessidade de parcelas altas ou taxas extras, como as cobradas em empréstimos bancários.

O objetivo da MP Invest é atender às necessidades de cada cliente, entendendo as suas demandas e lidando com linguagem simples e de fácil entendimento.

Além disso, a MP Invest conta com uma plataforma de análise de crédito moderna e online que permite realizar operações sem burocracia, com acompanhamento em tempo real e em menos de 45 minutos, com transações em formato 100% digital, para você saber exatamente quanto irá custar sua operação antes de realizá-la.

Se você ainda tem dúvidas, acesse o nosso site ou entre em contato conosco para mais informações.

Buscar um artigo
Assine nossa newsletter​

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Buscar