Factoring é um serviço que oferece diversas vantagens a um negócio. Diferentemente dos empréstimos bancários e outros serviços fornecidos pelo banco, essa modalidade é uma verdadeira solução para quem busca investir em sua empresa.
Além disso, é uma ótima opção para quem quer se reestruturar ou evitar cenários de altos riscos. Optar pelo factoring ainda ajuda você a evitar cenários de endividamento.
Quer saber mais sobre as principais diferenças que tornam essa escolha superior às soluções oferecidas por bancos? Então, continue acompanhando o artigo e boa leitura!
Por que o serviço de uma empresa de factoring é diferente de um empréstimo?
Quem já utilizou um serviço de factoring sabe quão diferente ele é de um empréstimo. Se esse não for o seu caso, fique tranquilo, pois ao final do artigo você também entenderá os motivos.
Em primeiro lugar, é preciso destacar a abordagem. Factoring refere-se a fomento mercantil, enquanto os empréstimos de bancos são créditos fornecidos ao contratante do valor.
Fomento é uma forma de antecipar seus recebíveis, para que possa ser aplicado no seu fluxo de caixa, permitindo gerenciar o financeiro da empresa de forma mais precisa e de acordo com as suas necessidades.
Ambos os serviços têm suas taxas, porém, como o factoring trabalha com valores que o negócio já ia receber, a taxação do valor é menor, pois existe a garantia de que a empresa que oferece o serviço irá receber.
É o contrário do empréstimo, em que o banco ou o crediário cobra valores adicionais baseados em suas próprias regras de negócio.
Principais diferenças entre factoring e banco
A primeira e principal diferença entre factoring e banco é que o crédito é muito diferente de fomento.
O crédito fornecido é referente a um valor que você não tem. A empresa credora empresta a você um valor que deverá ser devolvido de acordo com as condições do contrato.
Já a antecipação de recebíveis é a venda dos seus direitos creditórios para obtenção imediata de capital. Para ficar mais claro, vamos falar um pouco mais a respeito de ambos os serviços.
Como o serviço do banco funciona
Quando você procura uma agência bancária a fim de conseguir crédito para a sua empresa, será feita a análise da proposta e do perfil da empresa. A depender da resposta que for dada, você poderá sair com o valor solicitado na conta da empresa.
Porém, todo esse trâmite tem um tempo de espera elevado, já que propostas de empréstimos empresariais demandam análises mais minuciosas por parte dos bancos. Em alguns casos, a espera pode chegar até 15 dias, dependendo das regras de negócio da instituição financeira.
Alguns dos dados analisados para aprovação ou rejeição da proposta são:
- quantia solicitada;
- porte da empresa;
- motivo da solicitação de crédito;
- histórico da entidade jurídica;
- existência de outras pendências financeiras.
O problema desse tipo de abordagem é que, além de demorada, quem procura por uma solução financeira geralmente precisa do dinheiro o quanto antes, e não poder contar com esse capital vai deixar o indivíduo em situações extremamente desagradáveis. Fora o fator da taxação, que pode atrapalhar bastante na quitação da dívida.
Em geral, o ideal é que uma entidade jurídica não necessite solicitar empréstimos. Caso precise, levante os dados do seu financeiro, leve a um contador e peça ajuda para analisar e descobrir qual é a melhor ação a se tomar.
Como o serviço do factoring funciona
O factoring já funciona de maneira diferente. Aqui se trabalha com o valor real, pois o fomento utiliza como garantia a quantia que já está prevista para entrar em seu caixa no futuro.
As empresas de fomento mercantil ou comercial (que não são consideradas instituições financeiras) irão adquirir a posse dos títulos de crédito em troca do valor imediato.
Ainda que o serviço possa ter taxação, ela é muito menor quando comparada aos empréstimos realizados por bancos.
Além disso, a análise não precisa ser tão burocrática, visto que a associação que fornece esse serviço tem como garantia que o valor voltará para ela.
Logo, a antecipação de recebíveis é mais ágil, sendo perfeita para alimentar o seu fluxo de caixa e permitir que você tome as decisões que precisam ser realizadas quanto antes.
A antecipação de recebíveis com factoring é mais vantajosa para as empresas?
Com certeza! Se existe a possibilidade de contratar uma fomentadora mercantil em vez de um empréstimo, faça-o.
Além de uma aprovação mais ágil e menos burocrática, o principal detalhe é que o dinheiro será posto diretamente no seu fluxo de caixa o mais rápido possível.
Logo, se precisa tomar decisões cruciais, investir ou até mesmo arcar com dívidas e adversidades inesperadas, ter valor disponível fará toda a diferença.
Como a entidade que realiza o fomento já tem a garantia, as chances de se endividar são muito menores. Fora o fato de que, com as taxas mais baixas, realizar o pagamento pelo serviço é bem mais simples e acessível.
Porém, é preciso saber que o fomento também apresenta algumas desvantagens, tais como:
- cancelamento do crédito, por inadimplência dos clientes da empresa contratante;
- recusa da totalidade de créditos solicitados na proposta da empresa, caso os riscos sejam elevados.
Ainda assim, contratar uma entidade que ofereça esse tipo de serviço evita problemas com dívidas longas que podem atrapalhar o crescimento do seu negócio.
A MP invest é uma antecipadora de recebíveis
Está procurando uma empresa que ofereça o serviço de factoring em que possa confiar? Então, venha conhecer a MP Invest!
Há mais de 10 anos no mercado de soluções financeiras, contamos com um time de profissionais da mais alta qualidade que irão ajudar você a encontrar a melhor solução para o seu negócio.
Aqui, sabemos o quanto você precisa de nossos serviços e, por isso, priorizamos um atendimento rápido, efetivo, de qualidade e com o menor tempo de resposta possível.
Quer fazer uma proposta ou contratar o serviço de fomento mercantil? Então, entre em contato com a gente hoje mesmo e descubra tudo o que a MP Invest pode fazer pelo seu negócio.