É sabido que, no Brasil, os donos de pequenas e médias empresas encontram diversas dificuldades tanto no momento de abrir um negócio, principalmente em contextos de crise econômica, quanto em conseguir sustentar financeiramente a sua empresa.
Devido à burocracia e à dificuldade de solicitação de linha de crédito, muitos empresários não conseguem obter a ajuda necessária e acabam fechando os seus negócios.
Por isso, o factoring pode ser considerado uma opção vantajosa para os empreendedores. Essa operação possibilita que o fluxo de caixa das empresas seja impulsionado por meio do recebimento adiantado de crédito, fazendo com que estas tenham recursos para sustentar os seus próprios negócios.
Continue a leitura deste artigo e entenda o que é factoring e como ele pode ajudar você a alavancar o desenvolvimento da sua empresa.
O que é factoring?
O factoring, também conhecido como fomento comercial ou fomento mercantil, é uma operação financeira oferecida por instituições comerciais em que uma empresa fomentada antecipa os seus créditos a prazo para uma empresa de factoring e recebe o valor à vista, mediante taxas de juros e de serviços.
Ou seja, o factoring nada mais é do que o processo realizado para a antecipação de recebíveis de uma empresa. Dessa forma, o dono do negócio consegue receber, no curto prazo, um dinheiro a que ele só teria acesso no futuro.
Recorre-se ao factoring quando a empresa não tem recursos financeiros suficientes para se sustentar enquanto não recebe o dinheiro da venda do cliente. Ou seja, quando não dispõe de um capital de giro suficiente, impossibilitando o empreendedor de garantir o bom funcionamento da empresa durante esse tempo.
Como funciona a operação do factoring?
Primeiramente, é preciso que você saiba: a empresa que solicita a antecipação de recebíveis é a fomentada; a empresa de factoring que compra os recebíveis é a fomentadora; e as empresas ou pessoas que contrataram ou compraram da empresa fomentada são as sacadas.
Com isso, a operação de factoring acontece da seguinte forma:
- A empresa fomentada vende seus bens, produtos e serviços a prazo a um cliente ou sacado, gerando, assim, créditos a ser recebidos no futuro.
- Para receber esses valores à vista, a fomentada procura uma empresa fomentadora para antecipar os créditos a receber.
- A fomentadora antecipa os valores para a empresa cedente. Assim, ela passa a ser detentora das contas a receber da empresa fomentada.
- De posse desses créditos, a factoring irá receber dos sacados no prazo estabelecido. Ao receber diretamente deles, a operação é finalizada.
Confira as modalidades de factoring que existem
A depender dos seus negócios e da sua necessidade, existem diversas modalidades ideais de factoring para solucionar os problemas específicos.
Confira uma breve descrição sobre cada modalidade existente.
- Convencional: é a modalidade mais comum no Brasil, em que a fomentadora compra o direito pelos recebíveis da fomentada.
- Maturity: as contas da empresa fomentada passam a ser administradas pela fomentadora. Dessa forma, o empreendedor não precisará se preocupar com cobranças.
- Trustee: a fomentadora faz a cobrança, compra os recebíveis e assessora as fomentadas administrativa e financeiramente, exercendo a função de gestão financeira.
- Exportação: uma empresa de factoring de cada país envolvido na transação intermedeia o processo de exportação.
- Factoring matéria-prima: a factoring transforma-se em intermediário entre a empresa fomentada e seu fornecedor de matéria-prima. Ela compra à vista o direito futuro deste fornecedor e a empresa paga à factoring com o faturamento gerado pela transformação desta matéria-prima.
- Factoring com recurso: caso a sacada não cumpra com o acordo, a empresa fomentada deve devolver o valor adiantado à empresa fomentadora.
Factoring sem recurso: o risco e as consequências do não cumprimento do acordo ficam por conta do factor.
Factoring e empréstimo são a mesma coisa?
Factoring é um tipo de operação completamente diferente de empréstimo, uma vez que nesta segunda situação a empresa pode estar possivelmente adquirindo uma nova dívida, em razão das altíssimas taxas de juros.
Quando uma empresa faz um empréstimo bancário, o banco solicita documentos para comprovar que ela terá condições de arcar com o pagamento do dinheiro solicitado, além de exigir que a empresa prometa faturas como garantia.
Já na primeira situação a empresa de factoring compra da empresa solicitante as faturas das vendas feitas, passando a ser detentora dos valores que serão recebidos. Nesse processo, a empresa solicitante não adquire uma dívida.
A empresa de factoring só oferece o dinheiro porque tem a venda da fomentada como garantia, e é importante ressaltar que a instituição só antecipa o valor que já cairá na conta da fomentada.
Por que o factoring é tão importante para pequenos e médios empresários?
Como dito anteriormente, no Brasil, o empresário encontra diversas dificuldades no caminho. Portanto, o factoring é importante porque as empresas de pequeno e médio portes têm diversos problemas para impulsionar o fluxo de caixa.
Geralmente isso ocorre pela dificuldade em ter acesso a linhas de crédito, dificultando que empresas desses portes consigam fazer mais investimentos em seus negócios.
Então, o factoring possibilita que as empresas de pequeno e médio portes tenham acesso a crédito de forma facilitada, sem burocracia e o melhor: sem adquirir uma nova dívida.
Listamos as principais vantagens das operações de factoring abaixo para você entender melhor.
Recebimento de dinheiro à vista de vendas a prazo
É importante considerar que uma empresa deve fazer o uso da antecipação de recebíveis de maneira consciente, contando com uma boa gestão financeira.
Mas, para manter a saúde financeira da sua empresa, receber à vista vendas realizadas em curto prazo é uma forma ágil e vantajosa de obter recursos financeiros.
Fortalece o capital de giro
Ao realizar muitas vendas a prazo, as empresas podem acabar ficando com capital de giro baixo, o que pode impedir novos investimentos nos próprios negócios.
Por isso, o factoring tem um diferencial: ele atua ao possibilitar que a empresa tenha acesso à vista ao valor daquilo que só receberia em parcelas.
Evitar o pagamento de juros dos bancos
No enfrentamento de eventuais crises ou desequilíbrios financeiros, as empresas podem ter que arcar com altas taxas de juros por não cumprir com as obrigações financeiras.
O empréstimo é a primeira solução pensada, mas ele também, na maioria dos casos, tem taxas altíssimas e muita burocracia.
O factoring é a melhor saída para evitar taxas abusivas, uma vez que será descontado um percentual justo daquele dinheiro que, por direito, já é da empresa. Com o valor à vista, a empresa pode quitar as dívidas sem ter adquirido um novo débito.
Melhor gestão financeira
Realizar operações em que o empreendedor tenha à vista o dinheiro das vendas realizadas a prazo pode gerar alívio financeiro e operacional para a empresa, e não é novidade que esta precisa constantemente de dinheiro em caixa para continuar funcionando ou para expandir suas atividades. Porém, com o factoring, as empresas que não têm tanto acesso ao crédito podem conseguir ainda garantir o pagamento de dívidas e reduzir o risco de não receber dos clientes e evitar o pagamento de juros e a contração de dívidas com bancos.
Factoring é a melhor opção para quem precisa de dinheiro à vista
Antes de fazer uma solicitação de empréstimo ou de pensar em deixar as contas acumularem para pagar quando o dinheiro das vendas começar a entrar, vale a pena avaliar o cenário financeiro da empresa e recorrer a soluções mais simples, como o factoring.
Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções para a sua empresa.
Conheça a MP Invest
A MP Invest oferece capital de giro a empresas por meio da compra de recebíveis, duplicatas e cheques, além da realização de empréstimos por meio do MP Cred, um produto da MP Invest. Com isso, as suas vendas a prazo são transformadas em dinheiro à vista, de forma prática, rápida e sem burocracia.